29 de ago. de 2019

Senador Roberto Rocha cria comissão parlamentar mista em defesa da fronteira agrícola do Matopiba

Resultado de imagem para matopiba
GIRO ECONÔMICO

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado aprovou a criação da Frente Parlamentar do Matopiba, projeto de autoria do senador Roberto Rocha(PSDB), que tem a finalidade de promover amplo debate no Congresso Nacional, com a participação da sociedade civil e diversos segmentos. A proposta visa aprimorar a legislação federal para atuar em defesa e promoção da região que contempla o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 

A iniciativa impacta o desenvolvimento econômico e as questões ambientais nos quatro estados nordestinos, uma região que responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras. O Maranhão ocupa 32,77% do território do Matopiba, sendo o Sul do estado a região de maior produção de grãos.

O Matopiba é composto por 337 municípios e, de acordo com dados da Embrapa, possui 324 mil estabelecimentos agrícolas, 46 unidades de conservação, 35 terras indígenas e 781 assentamentos de reforma agrária, um quadro que retrata a importância da união de esforços proposta com a criação da frente parlamentar.

Máquinas - A indústria brasileira de máquinas e equipamentos recuou 5,2% em julho em relação ao mesmo mês do ano anterior, mas teve crescimento de 2,4% na comparação com junho deste ano, totalizando R$ 6,953 milhões de receita líquida total. A informação é da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Segundo a Abimaq, o crescimento acumulado este ano encolheu mais um pouco, caindo de 3,9%, observado no encerramento do semestre para 2,4% até o mês de julho. 

Rua Grande - Prevista para ocorrer esta semana, a inauguração da reforma da Rua Grande foi adiada e ainda não tem data definitiva, pois tudo depende da agenda do presidente Jair Bolsonaro e dos ministros que virão acompanhá-lo. O objetivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) era entre essa obra e anunciar as reformas das praças João Lisboa e Largo do Carmo, bem como a construção da Praça do Desterro como um presente a São Luís pelo seu aniversário, dia 08 de setembro. 

Em Brasília, onde participou, nesta quarta-feira (28) do
lançamento da Câmara Brasileira do Comércio de Combustíveis,
o presidente do Sindcombustíveis, Leopoldo Santos Neto, com o
senador Roberto Rocha (C), o consultor da Raízen (Shell), Emílio
Gouveia, e do advogado Sidney Rocha
Terras indígenas - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, terça-feira (27), a admissibilidade da proposta sobre atividades agropecuárias e florestais em terras indígenas. Foram 33 votos a favor, 18 contra e uma abstenção. 

Renegociação - A Caixa Econômica prorrogou, até 31 de dezembro, campanha de renegociação de dívidas de créditos comerciais para pessoas físicas e jurídicas. Com 297 mil contratos liquidados até o momento, correspondendo a cerca de R$ 2 bilhões em dívidas quitadas, a campanha proporciona facilidades para regularização de débitos com atraso superior a 360 dias. Os descontos podem chegar a 90% para liquidação à vista, conforme a situação dos contratos e o tipo de operação de crédito.

Medicina  - Gestores da área da saúde participam nesta quarta-feira (28), em São Luís, de uma solenidade que marca a apresentação e lançamento da lei que tornou obrigatória a realização do Teste do Reflexo Vermelho (Teste do Olhinho) em todos os hospitais e maternidades para crianças recém-nascidas no Maranhão. O evento A novidade que estabelece tratamento gratuito em até um mês após nascimento foi um esforço do oftalmologista e professor de medicina da UFMA Álvaro Bruno Botentuit.

Um comentário:

David Oliveira disse...

O Tocantins pertence a região Norte !!!