8 de set. de 2019

Comercialização de veículos novos no Maranhão aumenta 1,1% em agosto comparada a julho, segundo Fenabrave

GIRO ECONÔMICO

O comércio de veículos no Maranhão, em agosto, teve aumento de 1,1% na comparação com julho, mas queda de 4,28% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que constatou um aumento também na comparação dos acumulados dos dois anos, na ordem de 4,11%. 

De acordo com os números da entidade, o segmento de melhor desempenho em agosto foi o de veículos pesados (ônibus e caminhões), com volume de 142 unidades emplacadas contra 111 de julho, o que corresponde a um aumento de 27,93%; automóveis e comerciais leves, com 2.936 unidades emplacadas, teve aumento de 0,17% na comparação com as 2.931 de julho. Já o segmento de duas rodas registrou elevação de 1%, com 3.826 unidades emplacadas em agosto contra 3.788, de julho.

Os números da capital apontam para um volume de 2.166 emplacamentos contra 2.221 de julho, 2,61% a menos. Na comparação com agosto de 2018, a queda foi de 0,09% e quanto ao acumulado houve aumento de 6,86%, pois foram 16.081, este ano, contra 14.048 do mesmos oito primeiros meses do exercício anterior. 

Residências - Com a entrega de 500 novas residências do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) cerca de 2 mil pessoas foram beneficiadas no município de Rosário. Na inauguração do Residencial Antonina Moraes, sexta-feira (06), o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, destacou os esforços do governo para manter as construções em todo o país e reafirmou a atenção com a região Nordeste. De acordo com Canuto, o governo trabalha para garantir a regularização dos pagamentos ao Programa. 

Mateus - Com a inauguração em outubro da loja do Anil de uma loja do Mateus Supermercados, no mesmo lugar em que funcionou uma filial da extinta rede Maciel, Ilson Mateus, botou em stand by o projeto de construção de um hiper no terreno em que funcionou o Grêmio Lítero Recreativo Português, mas não dá como encerrado, “pois tudo pode ter a sua volta no momento oportuno”. Ainda de acordo com Mateus, o empresário Clovis Fecury, dono do prédio da nova loja, pretende expandir o terreno até o Uniceuma. 

Na inauguração da nova sede da superintendência do BNB,
o presidente Romildo Rolim com Edilson Baldez (presidente
da Fiema) e Celso Gonçalo (vice-presidente do Conselho
Deliberativo do Sebrae-MA)
Elogios - O empresário Jeová Barbosa de Oliveira foi bastante elogiado, sexta-feira (06), pela diretoria do Banco do Nordeste pelas instalações do Marcus Barbosa Inteligente Office (MBIO), que proporcionaram ao BNB reunir em um mesmo endereços dez unidades: superintendência, agência, gerências de seus principais programas e assessorias. 

Fecoimp I - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vai levar para a 19ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), de 11 a 14 deste mês, diversas atividades nas áreas de gastronomia, beleza, saúde e tecnologia. Serão ministradas ainda oficinas de Noções de Excel, Marketing Verde, Design de imagens para redes sociais, Power B.I, higienização e nutrição facial, bem como demonstrações de harmonização de queijos e vinhos, elaboração de drinques e coquetéis.
Fecoimp II - O Sistema Federação das Indústrias (Fiema) também é parceiro da Fecoimp e levará atividades do Senai, Sesi e IIEL, tais como cursos técnicos, profissionalizantes, de aprendizagem, educação continuada, a distância, e também ações do Programa de Fornecedores do Maranhão (PDF). Estão previstas ainda palestras e ações para divulgar a Expo Indústria Maranhão, maior feira multissetorial da indústria do Nordeste, a ser realizada de 6 a 8 de novembro, em São Luís.

Nenhum comentário: