29 de set. de 2019

Empresas do setor de hotelaria manifestam interesse de fazer novos investimentos com recuperação do turismo

GIRO ECONÔMICO

O recorte regional da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo, aponta que as cinco regiões estão otimistas em relação a criação de emprego para o próximo semestre. Segundo os dados, o Norte lidera entre os empreendedores que pretendem contratar mais funcionários (35,1%), seguido do Centro-Oeste (28,1%), Sul (22,2%), Sudeste (21,7%) e Nordeste (19%).

Os dados de julho de 2019 revelam que houve aumento da perspectiva dos empresários das cinco regiões em comparação com a apuração feita para o segundo semestre do ano passado. A intenção de gerar mais empregos no setor hoteleiro cresceu 130,9% na região Norte, 48,6% no Centro-Oeste, 41,4% no Sul, 20,5% no Sudeste e 0,6% no Nordeste.

Em relação à intenção de investir no setor de hotelaria nos próximos seis meses, a pesquisa mostra que a região Norte e a Centro-Oeste são as mais confiantes: 79,8% dos donos de hotéis das duas regiões afirmaram que pretendem investir em seus negócios. Na região Sul, 71,2% responderam positivamente, no Nordeste 70,1% e, no Sudeste, 55,7%. 

Conectividade - O Estado do Maranhão, um dos menos conectados do Brasil, vai lançar, nos próximos dias, um edital para parceria público-privada para conectar cem municípios – os 70 maiores e os 30 com IDH mais baixos, segundo informação de Antônio Nunes, secretário estadual de Negócios, que prevê a construção de uma rede de 6,5 mil km de fibra óptica, que será explorada pelo vencedor por trinta anos ao proferir palestra INOVAtic Nordeste, congresso de telecomunicações realizado em Salvador (BA). 

Renegociação - A superintendência do Banco da Amazônia (BASA) acatou o pleito da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Associação Comercial do Maranhão (ACM) no início de setembro para prorrogar o prazo de renegociação de dívidas dos clientes inadimplentes. De acordo com ofício encaminhado pelo Basa ao presidente da Fiema, Edilson Baldez, a campanha “Recupera Mais Crédito”, que oferece condições especiais de negociação, foi prorrogada até 30 de dezembro deste ano. 

Na assinatura do convênio do Sesc com a Prefeitura de Presidente
Sarney para ações em favor da saúde da mulher, José Arteiro
da Silva (C), com a diretora regional do Sesc, Rutineia Monteiro;
a prefeita Valéria Castro; o coordenador de Planejamento e
Desenvolvimento do Sesc, Ribamar Cunha, e a coordenadora de
Assistência e Saúde, Patrícia Oliveira
Saúde da Mulher - Foi assinado, quinta-feira (26), convênio que estabelece a cooperação técnica entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Prefeitura de Presidente Sarney para instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher no município, onde ela passa a atender a partir de 08 de outubro. 

Loteamento - Afastado da vida pública desde 2014, quando deixou a Secretaria Estadual de Saúde, o ex-deputado Ricardo Murad, que cogitou disputar o Governo do Estado em 2018 e depois se inscreveu como candidato a deputado federal, mas teve registro negativo por estar inelegível, decidiu investir em projeto empresarial no segmento imobiliário. Trata-se de um loteamento no município de Morros, na região do Munim, cujo lançamento será feito em breve em grande evento que reunirá donos de imobiliárias, corretores e imprensa. 

Infraero - Entre 07 e 18 de outubro, será realizado no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado o Curso de Formação de Fiscais de Pátios e Pistas. Promovido pela Universidade Infraero, o treinamento tem como objetivo formar 15 profissionais de aeroportos com perfil regional para atuarem como fiscais de pátio e pista, visando a garantir o cumprimento dos requisitos operacionais, segurança e qualidade dos serviços aeroportuários. O curso terá duração de oitenta horas de aulas teóricas e práticas.

Nenhum comentário: