9 de set de 2019

Estudantes de Ciências Contábeis do Pitágoras participam do programa Conhecendo o TCE no Tribunal de Contas

foto site
GIRO ECONÔMICO

Uma turma de 18 alunos da disciplina Orçamento Público do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Pitágoras esteve nesta segunda-feira (09) no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para conhecer as atividades do órgão. Os estudantes foram recebidos por integrantes da Assessoria de Comunicação (Ascom), que desenvolve o programa Conhecendo o TCE há pouco mais de dois anos, com o apoio da Escola Superior de Controle Externo. O auditor falou sobre aspectos do Planejamento Público, enquanto Lílian Barbosa demonstrou como funciona o Sistema de Auditoria Eletrônica (SAE), ferramenta por meio da qual o Tribunal acompanha a gestão em todos os municípios do estado. 
Em sua primeira visita guidada ao TCE, o estudante do 5º período de Ciências Contábeis, Eli Machado Salles, expressou o desejo de que esse tipo de atividade fosse realizada com mais frequência pela faculdade. “Tivemos informações importantes sobre temas fundamentais para nossa formação, como transparência, orçamento público e até mesmo combate à corrupção”, avalia.


O professor Antônio Veras, que acompanha os estudantes, disse deverá estar de volta ao TCE na próxima semana, como uma nova turma, para mais uma atividade acadêmica, mantendo o mesmo formato e os mesmos palestrantes. Além da faculdade Pitágoras, o programa “Conhecendo o TCE” também receberá neste mês de setembro alunos do curso de Direito da UNDB, no próximo dia 16, e do IESF, no dia 30.

Previdência - O Senado agendou para terça-feira (10), a partir das 14h, um debate com especialistas, em Plenário, sobre a reforma da Previdência (PEC 6/2019). Enquanto três dos convidados têm manifestado posições críticas ao texto, outros três são favoráveis à reforma da Previdência, de acordo com o que foi apresentado pelo governo e vem sendo aprovado na Câmara e no Senado. O debate acontece na reta final da tramitação da PEC, que já foi enviada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para a votação em primeiro turno em Plenário. O presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, inclusive já avisou que a PEC 6/2019 pode ser votada a partir de quarta-feira (11).

Turismo - Segundo o estudo da Demanda Turística Internacional no Brasil, encomendada pelo Ministério do Turismo à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), sol e praia foram as principais motivações da estada de viajantes a lazer no Nordeste, com índices que variam de 69,6% a 92,9%. Entre os destinos campeões em procura, destaque para as cidades de Maceió e Maragogi, em Alagoas; Salvador e Mata de São João, na Bahia; Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara, no Ceará; Ipojuca e Recife, em Pernambuco, e Natal e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. A percepção positiva dos estrangeiros também consagrou outro atributo típico da região: a gastronomia, aprovada com médias de 90,8% a 96,5%.

Sampaio - Ao vencer o São José, sábado (07), pela fase de mata-mata da Série C do Campeonato Brasileiro, o Sampaio forrou os seus cofres com R$ 7 milhões para o próximo ano. É quanto receberá de quota de televisão para ter seus jogos transmitidos pela televisão, no caso SportTV e Premiere.

04092019FrenteParlamentar.jpg
Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (ao centro com a presidente
do Iphan, Kátia Bogéa) com autoridades e parlamentares no lançamento
da Frente de Defesa doPatrimônio Histórico, criada pelo deputado
Hildo Rocha (Beto Barata/MTur)
Negociação - O Programa de Defesa do Consumidor (Procon) realiza, desta terça-feira (10) até quarta (11), a Semana de Renegociação de Dívidas, no Shopping da Ilha, em São Luís, e em alguns municípios do Estado. A ação é realizada em comemoração ao aniversário de 29 anos do Código de Defesa do Consumidor, celebrado no dia 11 de setembro, e tem como objetivo oferecer aos consumidores maranhenses maior facilidade na negociação de seus débitos. Diversas empresas estarão disponíveis durante todo o evento oferecendo condições mais confortáveis ao bolso dos consumidores. São elas: Itaú, Caixa Econômica, Santander, Banco do Nordeste, Credishop, BMG, Vivo, OI, Claro, Tim, SKY, CDL, BRK, CAEMA, CEMAR, SEMFAZ, Ceuma, Estácio e Jardim da Paz.

Semana - Até 15 de Setembro, durante a Semana do Brasil, o Shopping da Ilha está com várias lojas com produtos em promoção de preço. Um dos objetivos da Semana do Brasil é aquecer um mês historicamente fraco no comércio e na economia como um todo. O Governo Federal apoia a realização e a divulgação do evento e a iniciativa privada aproveita o momento para estimular o mercado e atrair consumidores durante o período com promoções especiais, descontos exclusivos, produtos e serviços temáticos, ambientação de espaços físicos e virtuais e muito mais. Várias lojas no Shopping da Ilha apresentam produtos em promoção.


Nenhum comentário: