17 de set. de 2019

Federação dos Municípios cria Forum de Controle das Contas Públicas em parceria com outros órgãos

Resultado de imagem para famem
GIRO ECONÔMICO

Em visita ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta quinta-feira (12), o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlanio Xavier, apresentou ao conselheiro Nonato Lago, presidente do TCE, o projeto para criação de um Forum Estadual de Controle, do qual deve fazer a Corte de Contas. 

O convite para ingresso no colegiado será formalizado na próxima semana. Segundo Nonato Lago, o Tribunal de Contas estará sempre aberto a receber sugestões e aderir a projetos que venham fortalecer sua vocação de órgão controlador das contas públicas. Além de TCE e Famem, o Forum terá como membros o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Associação dos Contadores do Maranhão.

De acordo com a advogada Renata Coqueiro, assessora jurídica da Federação dos Municípios, os objetivos desse forum são unir essas instituições e promover ações que envolvam gestores, assessores de prefeituras e câmaras, profissionais de contabilidade, auditores e conselheiros do TCE a fim de serem debatidos permanentemente temas ligados a controle de contas, bem como a realização de eventos que venham a enriquecer esses debates. 

Abates - O Brasil registrou no segundo trimestre deste ano um aumento de 268,55 mil cabeças nos abates de bovinos na comparação com o mesmo período de 2018, segundo o IBGE. As maiores variações positivas foram nos estados do Mato Grosso (257,03 mil), Mato Grosso do Sul (99,22 mil), São Paulo (45,03 mil), Rondônia (28,18 mil), Santa Catarina (12,63 mil) e Bahia (6,43 mil). As maiores quedas foram em Goiás (-73,78 mil), Rio Grande do Sul (-64,30 mil), Pará (-63,68 mil) e Maranhão (-13,97 mil). 

Reforma - Em entrevista ao programa Canal Livre da Rede Bandeirantes, neste domingo (15), o governador Flávio Dino (PCdoB) disse que tão logo seja aprovada pelo Congresso Nacional a PEC Paralela da reforma tributária, para inclusão de estados e municípios, ele mandará o seu projeto para a Assembleia, e manifestou alguns pontos para os quais ninguém o convide a aderir, como idade mínima (sem citar qual considera mais adequada) e pensão por viuvez abaixo do salário mínimo. 

Em visita ao Tribunal de Constas do Estado, o presidente
da Federação dos Município, Erlânio Xavier, com o conselheiro
e presidente do TCE, Nonato Lago, e a advogada Renata Coqueiro

Lojistas - O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de São Luís, Fábio Ribeiro, participa, terça (17) e quarta-feira (18),do IV Fórum Nacional do Varejo, que será realizada no Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF). 

Saques - As agências da Caixa Econômica têm horário estendido em duas horas hoje (16) e amanhã para facilitar o atendimento de quem deseja sacar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nas agências, onde normalmente o atendimento começa às 11h, o horário de abertura será às 9h. Já as que abrem às 10h começarão os trabalhos às 8h e as que abrem às 9h atenderão a partir das 8h e terão uma hora a mais ao final do expediente. No caso de agências que abrem às 8h, serão duas horas a mais. 

Alemanha - O presidente da Federação das Indústrias (Fiema), Edilson Baldez, participa até esta terça-feira (17), em Natal (RN), do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), evento que anualmente se realiza em locais alternados, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). Estão sendo tratados, dentre outros, temas sobre competitividade e sustentabilidade no setor produtivo.

Nenhum comentário: