13 de set de 2019

Pelé perde para Marta a única homenagem recebida no Brasil por ter sido o melhor jogador de futebol do Mundo

Só este país. Para homenagear um ídolo, desrespeita o outro

No país que muitos dizem ser o coração do seu povo a ponta de uma chuteira e que nele nasceu uma das maiores lendas do esporte mundial, a ponto de ganhar o título de Rei do Futebol e Atleta do Século XX, é estranho que até esta semana só houvesse no Brasil uma homenagem a ele para identificação dos milhares de palcos para a prática futebolística, deferência acaba de perder. 

Nesta quinta-feira (12), os nobres deputados estaduais de Alagoas decidiram apagar a única lembrança dada a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e tiraram o seu nome do estádio de futebol de Alagoas, que deixou de ser Rei Pelé e passou a se chamar Rainha Marta, em homenagem à jogadora alagoana Marta Vieira da Silva.

A decisão dos deputado ainda depende de sanção do governador Renan Calheiros Filho, e antes da matéria ser enviada ao chefe do Poder Executivo pode receber uma emenda para que o estádio absorva os dois nomes, o que, convenhamos, não ameniza a desconbsideração. 

Nada contra a homenagem a Marta, esta atleta extraordinária, seis vezes escolhida Melhor do Mundo, mas é estranho que o maior nome no futebol mundial não seja merecedor de uma menção no seu país, enquanto nomes estranhos ao esporte servem para denominar praças esportivas, como João Castelo (Castelão), em São Luís (MA); Alberto Silva (Albertão), em Teresina (PI), Castelo Branco (Castelão), em Fortaleza (CE) e vários outros que destacam políticos, alguns de triste memória. Coisas do Brasil! (Leia reportagem em MARANHÃO HOJE).

Saiba quem são os dois homenageados em Alagoas:

  • Marta - Natural de Dois Riachos (AL), Marta Vieira da Silva, 33 anos, mais conhecida como Marta, é jogadora de futebol que atua como atacante ou meia-atacante. Atualmente, joga pelo Orlando Pride, dos Estados Unidos. Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva.
  • Pelé - Natural de Três Corações (MG), Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, é ex-jogador que atuava como meia-atacante, considerado por muitos o maior futebolista da história mundial. Pelé foi ministro do esporte no governo Fernando Henrique Cardoso e foi eleito Atleta do Século XX.

Nenhum comentário: