12 de set de 2019

Unidades do Senai no Maranhão serão contempladas com curso de formação técnica em energia solar fotovoltaica

Resultado de imagem para energia solar fotovoltaicaGIRO ECONÔMICO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai aumentar oferta de cursos técnicos em energia solar fotovoltaica e as unidades de ensino da unidade maranhão serão também contempladas. A ação visa a atender a crescente demanda por profissionais qualificados nessa área. Somente neste ano, a geração distribuída de energia solar fotovoltaica no país duplicou, chegando a 100 mil sistemas instalados. 

Segundo o cronograma da chamada, as atividades vão começar em outubro e em cada uma das escolas, dois professores indicados vão participar de treinamento de 120 horas sobre instalação, dimensionamento e monitoramento de sistemas solares fotovoltaicos, entre outros temas relacionados. A oferta vai chegar aos estados do Mato Grosso, Santa Catarina, Amapá, Amazonas, Piauí, Rio Grande do Sul, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os centros de treinamento vão contar com a estrutura básica para os cursos de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, oferecidos por nove empresas que compõem a Absolar.

Combustíveis - Foi inaugurado em São Luís, semana passada, o maior posto de bandeira ALE do Brasi, o Valen, localizado a 10km do porto de Itaqui, construído numa área de 120 mil metros quadrados, 12 bombas de combustíveis para veículos leves e 16 para veículos de grande porte, loja de conveniência, 26 lojas comerciais, farmácia, hotel com 74 apartamentos no padrão executivo e estacionamento com 600 vagas. A revenda oferece também o Clube da Estrada, com acesso gratuito à internet, barbearia, enfermaria, mesa de jogos e cinema. 

Barreirinhas - Desde esta quarta-feira (11), Barreirinhas é analisada por um grupo de profissionais do Ministério do Turismo para identificar as potencialidades dos destinos que compõem a Rota das Emoções. Ao final da visita, vai ser elaborado um plano estratégico de desenvolvimento, que englobará ações de infraestrutura, meio ambiente, segurança, conectividade, promoção turística e eventos, além de fortalecimento institucional. O trabalho será acompanhado por gestores públicos, privados e a comunidade.

O Presidente da Federação do Comércio, José Arteiro da Silva,
em visita às obras de reforma, ampliação e modernização do Centro de
Educação Profissional do Senac, conheceu detalhes que vão melhorar a
qualidade do ensino profissionalizante da instituição
Cursos do Sesc - Em outubro o Serviço Social do Comércio (Sesc) oferece três cursos gratuitos: “Artesanato com telhas decoradas”, “Pães e doces sem glúten” e “Fotografia com celular para fins comerciais”. O período de inscrição segue até dia 17 de setembro. Mais informações no www.sescma.com.br 

Imortalidade - O prefeito de Cedral, Jadson Passinho Gonçalves, assume nesta sexta-feira (13) cadeira na Academia Militar de Letras. Trata-se do segundo reconhecimento ao seu trabalho de gestor e advogado por um órgão voltado para a intelectualidade, já que no ano passado foi empossado também no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Jadson e outros cinco pretendentes se credenciaram a esta vaga e ele foi escolhido por unanimidade, o que reforça o bom conceito que goza entre os membros da AMML.

Relatório - Ao justificar seu voto a favor do relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB) sobre a Reforma da Previdência, o senador Roberto Rocha (PSDB), destacou segmentos que poderão se bebeficiar com a reforma e cita o turismo como um deles. “Se há um país no mundo que tem potencial turístico inexplorado, e o Brasil... mas, não há nenhuma possibilidade de haver investimento e não houver segurança jurídica”, disse ele, afirmando que algumas potências econômicas temem investir no Brasil devido a esta insegurança.


Nenhum comentário: