3 de out. de 2019

Estudo do Senai aponta que Maranhão precisa capacitar mais de 88 mil profissionais para o setor industrial

GIRO ECONÔMICO

O Maranhão terá de qualificar 88.344 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para subsidiar a oferta de cursos da instituição. Essas ocupações têm em sua formação conhecimentos de base industrial e por isso são oferecidas pelo Senai, mas os profissionais podem atuar em qualquer setor da economia. 

A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento (formação continuada) de trabalhadores que já estão empregados. Em parcela menor (27%) estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho (formação inicial). Nesse grupo estão pessoas que vão ocupar tanto novas vagas quanto postos já existentese que se tornam disponíveis devido a aposentadoria, entre outras razões.

“O profissional qualificado de acordo com a necessidade do mundo de trabalho tem mais chances de manter o emprego e também pode conseguir uma nova oportunidade mais facilmente quando as vagas forem oferecidas”, afirma o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi. Leia reportagem completa em MARANHÃO HOJE.

Educação - Apesar do Governo do Estado não ter manifestado interesse por receber escola cívico-militares, ainda assim o Maranhão poderá contar com estabelecimentos de ensino dessa modalidade, pois agora é a vez da manifestação das prefeituras e muitos gestores municipais estão desejosos de contar com essa metodologia pedagógica, como é o caso de Jadson Gonçalves, de Cedral, que está providenciando inscrição para ter, segundo ele, condições de oferecer ensino de qualidade à sua população. 

Balsas - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é um dos parceiros do Programa Qualifica Balsas, pelo qual, desde o dia 16 de setembro, estão sendo oferecidos cursos de Make Up Profissional, Design de Sobrancelhas com Henna, Técnicas de Depilação, Básico de Manicura e Pedicura, Cozinha Básica, Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos, Confecção de Bolsas em Tecido, Técnicas de Bordado e Crochê, Técnicas para Camareira e Operador de Caixa: qualidade na linha de frente. 

O deputado Othelino Neto (E), presidente da Assembleia
Legislativa, participou da solenidade para recebimento, pelo
Governo do Estado, de dez ambulâncias doadas pela Cervejaria Ambev
Cobrança de ISS - Tramita na Câmara Federal projeto de lei que altera a cobrança do ISS para que seja recolhido onde reside o consumidor e não mais no lugar em que fica o endereço do prestador do serviço e um dos setores mais beneficiados tende a ser o de turismo. 

Senai - Foi empossado terça-feira (1º), o novo diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai), Raimundo Nonato Campelo Arruda, que é funcionário do órgão desde 2013, quando foi admitido para ocupar o cargo de coordenador de educação profissional da entidade no Maranhão. Em 2015, passou a gerenciar o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Senai Raimundo Franco Teixeira, no Monte Castelo, em São Luís, onde ficou até setembro passado. 

Pós-graduação - A UNDB Centro Universitário ainda com inscrições abertas para a Especialização em Planejamento Urbano, voltada para atender às demandas causadas por projetos de urbanização das cidades e seus desafios. O público alvo são arquitetos, urbanistas. advogados, administradores, contadores, engenheiros de produção, engenheiros, historiadores, cconomistas, desenhistas industriais, geógrafos, assistentes Sociais, cientistas sociais, comunicólogos, biólogos e demais envolvidos com gestão municipal.

Nenhum comentário: