12 de nov. de 2019

Conab faz leilão para fornecimento de 59 mil toneladas de milho para atender criadores de aves e suínos

GIRO ECONÔMICO

Nesta quinta-feira (14), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) colocará a venda mais 50 mil toneladas de milho em grãos, a granel, por meio do seu sistema público de leilões eletrônicos. A operação é uma continuidade no apoio aos criadores de animais que utilizam o produto na ração animal. Com esses leilões, o governo espera ajudar os pequenos criadores a formar estoques do produto, para que não fiquem reféns do mercado e sejam obrigados a adquirir o milho a custos elevados no período da entressafra. 

A diferença deste leilão para a comercialização feita pelo Programa de Vendas em Balcão (ProVB), é que este último possui quantidade de venda limitada por produtor. O produto ofertado está armazenado no estado de Mato Grosso.

Os interessados em participar devem atuar nos segmentos de avicultura, suinocultura, bovinocultura, ovinocultura, caprinocultura e piscicultura e estar devidamente cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) e na bolsa de mercadorias por meio da qual desejem realizar a operação. 

Desconto - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) disponibilizou a lista dos 13 produtos e os estados selecionados para receberem o bônus de descontos utilizados por agricultores e extrativistas no Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Entre as culturas que receberão o maior percentual de bônus estão o babaçu, com desconto para o Maranhão (51,3%), Tocantins (50,7%) e Piauí (36,5%) Ainda para, castanha de caju terá desconto de 38,46% e feijão caupi, 28,89%. 

Leilão - A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço da Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 174/19 que reduz o cálculo do ICMS de alguns insumos agropecuários nas operações de venda a outros estados. A redução varia de 30% a 60% ou de 30%, conforme o insumo. O texto transforma em lei diversos convênios firmados no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão os secretários da Fazenda dos estados e do Distrito Federal. 

Na Expos Indústria, no estande do Senac, Max de Medeiros
(superintendente da Fecomércio), Antônio Froes (CDL), Rutineia
Amaral (diretora regional do Sesc), José Ahirton Lopes (diretor
regional do Senac) e Armando Ferreira (vice-presidente da ABIH-MA)
Ficha Limpa - Até o dia 30 de novembro, os consumidores com dívidas atrasadas e/ou negativadas podem renegociar seus débitos pelo computador, tablet ou celular pelo aplicativo do Serasa Consumidor com condições especiais. No Feirão Limpa Nome, os descontos podem chegar a 98%. 

Comércio - Os estabelecimentos comerciais vão poder funcionar sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, desde que seja respeitada a convenção coletiva firmada entre os sindicatos patronais e dos empregados no Comércio de São Luís. De acordo com as regras, o comércio de rua pode funcionar das 8h às 14h e a lojas de shopping, das 14h às 20h, mediante pagamento de 100% sobre o valor da hora normal, gratificação de R$ 50,00 ao final do dia e R$ 5 por empregado em favor do Sindicato dos Comerciários. 

Carutapera - A operadora de telefonia móvel TIM ativou, semana passada, em Carutapera, a rede de quarta geração, atingindo um total de 80 municípios cobertos em várias regiões do estado, que já podem usufruir de melhores experiências de uso de dados móveis, como velocidade até cinco vezes mais rápida na navegação. Dessas localidades, 66 já utilizam da frequência de 700MHz, que permite maior alcance do sinal em ambientes fechados, proporcionando melhoria na experiência de uso da internet móvel dos assinantes.

Nenhum comentário: