24 de nov. de 2019

Fortalecimento das micro e pequenas empresas do Nordeste é estimulado por convênio entre BNB e Sebrae



GIRO ECONÔMICO

O Banco do Nordeste e o Sebrae assinaram acordo de cooperação técnica nesta sexta-feira, 22, com o objetivo de fortalecer os micro e pequenos empreendedores (MPE) da região Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Participaram da solenidade o presidente do BNB, Romildo Rolim; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Eduardo Diogo; e o secretário do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Gustavo Ene. 

Por videoconferência, participaram do escritório da Superintendência do BNB no Maranhão, o diretor de Negócios do Banco, Rosendo Junior, o superintendente estadual, Hailton Fortes, e o diretor técnico do Sebrae/MA, Mauro Borralho, acompanhado de consultores do órgão (foto).

Os empreendedores de cerca de 2 mil municípios na área de atuação do BNB serão atendidos por meio de ações coordenadas entre Banco e Sebrae, envolvendo capacitação gerencial e ampliação do acesso ao crédito. Além disso, o acordo prevê soluções de educação financeira, realização de pesquisas conjuntas com segmentos de varejo e de eventos negociais e institucionais. Leia mais em MARANHÃO HOJE.

Impostos - O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), diz que se forem provocados por quem se sente prejudicado, os vereadores poderão revisar o Código Tributário do Município (CTM), aprovado em dezembro de 2017. Uma das maiores críticas à mudança do texto diz respeito ao novo cálculo para cobrança do Imposto sobre Transferência de Bem Imobiliários (ITBI), que aumentou em mais de 120% para quem adquire uma moradia pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Babaçu - Projeto recém-aprovado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais) volta-se para desenvolver novos processos e produtos alimentícios feitos com a amêndoa de babaçu, que pode ocupar novos nichos de mercado a partir da agregação de valor ao produto. O objetivo é promover interação de conhecimentos técnicos e tradicionais, aumentando o valor agregado da produção artesanal com a inclusão das quebradeiras de coco no desenvolvimento desses processos e produtos.

Em mais um evento cultural de sua instituição de ensino superior,
SVT, sobre a vida e a obra de Rui Barbosa, o advogado Sergio Tamer
com o administrador e professor Ilmar Polary e João Batista Ericeira,
 que foi um dos palestrantes
Funcionamento da Caixa - Para facilitar o atendimento de interessados em sacar o FGTS, as agências da Caixa vão abrir suas agências em horário estendido nesta na segunda-feira (11), a partir das 8h e encerramento duas horas depois do horário normal, isto é 18h.

Mundo Senai - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA) tiveram a oportunidades de conhecer carreiras disponíveis na indústria maranhense durante o Mundo Senai 2019, quinta e sexta-feira, com visitas aos centros de educação profissional e tecnológica da entidade nas cidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz e Rosário. Durante o evento houve um tour pelas instalações das unidades e exposição de projetos desenvolvidos por alunos e professores.

Prevenção - Mais de 200 trabalhadores participaram, de segunda (18) a sexta-feira (22), da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2019 promovida pela Rota Nordeste Associados na área do Porto São Luís, programação que contou com diálogos, palestras, inspeções e ações de saúde preventiva, com medição de glicemia e pressão arterial. As atividades tiveram a participação de estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e Universidade Federal (UFMA).

Nenhum comentário: