
Oito movimentos sociais e um partido político realizam neste domingo (17), a partir 09h, na Avenida Litorânea, em São Luís, uma manifestação a favor da prisão após julgamento em segunda instância e aprovação do projeto anticrime, bem como em defesa do ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).
Os organizadores pedem que os participantes vistam verde e amarelo e levem a bandeira nacional para mostrarem o "sentimento de brasilidade".
A possibilidade de prisão após julgamento em segunda instância foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que, em duas outras oportunidades, havia autorizado o enceramento dos condenados, e com o terceiro entendimento diversos presos já ganharam liberdade, dentre eles o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o ex-ministro José Dirceu, ambos do PT.
O protesto deste domingo é organizado pelos movimentos Eu te Amo meu Brasil, Vem pra Rua, Carcará, Basta, Nas Rua, Endireita Maranhão, União da Direita Maranhense e Mobilização Social Júnior Leite. Além destes, aderiu à manifestação o Partido Novo.
Uma das maiores preocupações dos manifestantes é a possibilidade do Supremo atender ao pedido da defesa do ex-presidente Lula e anular todas as sentenças do ex-juiz Sergio Moro, o que daria aos condenados o direito de disputar a eleição de 2022, já que não estariam mais enquadrados na Lei da Ficha Limpa. Lula seria o principal beneficiado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário