11 de nov. de 2019

SVT Faculdade realiza debate sobre Ruy Barbosa nesta terça-feira, quando ele estaria completando 170 anos

Nesta terça-feira (12), em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, a SVT Faculdade, do advogado Sérgio Vitor Tamer, que é presidente também do Centro de Estudos Constitucionais e Gestão Pública (CECGP), realiza, a partir das 17h30, um debate sobre a vida e a obra de um dos maiores intelectuais do Brasil, Ruy Barbosa, que nesta data estaria completando 170 anos de vida.

O tema do debate é A República, o Direito, a Diplomacia e a Cultura Nacional.

Para este evento, foram convidados três advogados que mais se aprofundam em estudar o pensamento deste escritor e jurista: Aldy Melo, João Batista Ericeira e Alexandre Lago.

A SVT funciona na Rua Edmundo Calheiros, 606, Edifício Cidade de São Luis, no São Francisco, em São Luís.

Natural de Salvador (BA), Ruy Barbosa se destacou como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador. Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, foi designado por Deodoro da Fonseca representante do nascente governo republicano, tornando-se um de seus principais organizadores, além de coautor da constituição da Primeira República, juntamente com Prudente de Moraes. Foi o primeiro ministro da Fazenda do regime instaurado em 1889.

Foi candidato a presidente da República contra Hermes da Fonseca, mas não obteve êxito.

Nenhum comentário: