5 de dez. de 2019

Conab lança cartilha com resultados da receita bruta para 40 cultivos agropecuários entre 2015 e 2016

GIRO ECONÔMICO

Os resultados da receita bruta dos produtores rurais brasileiros para 40 cultivos agropecuários do país na safra 2015-2016 foram publicados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A edição compõe o acervo histórico que vem sendo montado pela estatal para traçar o panorama do comércio de produtos agrícolas e pecuários e formar um mapa anual dos valores de cada safra. A ideia é garantir o conhecimento futuro da participação dos produtores na receita bruta da agropecuária brasileira. 

A publicação apresenta os números mensais e anuais estratificados por unidade da federação, para estimar o total de liquidação da safra e determinar a importância de cada estado no valor total da receita e a sua participação na produção nacional. Nesta edição, os resultados mostram que, quanto à natureza da atividade, 61,69% são provenientes da agricultura e 38,31% da pecuária.

Entre os produtos agrícolas, o grupo “oleaginosas” é o que apresenta o maior faturamento, sobretudo em virtude do valor apurado para a soja. Na pecuária, o destaque é para a carne bovina, medida de acordo com o abate mensal e o comércio da carcaça.

Lançamento - A promotora de Justiça Cristiane Lago autografa nesta quinta-feira (05), na livraria da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), no São Luís Shopping Center (bairro do Jaracati), o livro Drogas e Tribunal do Juri – Uma Análise da Prevenção como Política Pública. Um Estudo Comparado Brasil-Portugal. Na mesma solenidade, o professor José Neres, membro da Academia Maranhense de Letras, mediará um debate sobre Capitães de Areia, obra do escritor baiano Jorge Amado. 

Comércio - Pesquisa da Boa Vista, divulgada nesta quarta-feira (04), indica que 53% dos empresários demonstram otimismo quanto à expectativa de crescimento do faturamento para este fim de ano, o que representa um crescimento de 7 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2018, quando 46% tinham esta percepção. Outros 27% disseram que o faturamento seguirá igual neste último trimestre, enquanto 15% esperam uma diminuição; 5% afirmaram não ter opinião; e outros 48% estão ávidos a fazer novos investimentos. 

Luiz Carlos Cantanhede Fernandes (E), do Grupo Atlântica e
ex-presidente da Associação Comercial do Maranhão, com
o vereador Honorato Fernandes, que lhe concedeu o
título de cidadania honorária de São Luís
Atividade comercial - Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian registrou aumento de 2,9% em outubro, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Os dados mostram que o resultado foi influenciado pelas vendas de veículos, motos e peças. Supermercados, alimentos e bebidas também tiveram papel de destaque. 

Distinção - Após 48 horas da entrega do título de cidadania honorária de São Luís ao empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, natural de Rosário (região do Munim) e ex-presidente da Associação Comercial do Maranhão, a Câmara Municipal volta a prestar, nesta quinta-feira (05), distinção a outra liderança empresarial, sendo que desta vez a homenagem será Marcelo Rezende, natural de Minas Gerais. Ele é diretor comercial da Olívio J. Fonseca e vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL). 

Extrativistas - Nesta quinta-feira (05), das 09h às 14h30, será realizada, na Cidade Universitária Dom Delgado, campus de São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a primeira edição da Feira da Resex (Reserva Extrativista) de Tauá-Mirim. Os produtos comercializados são produzidos por comunidades rurais, especialmente as da área da Resex, que reúne mais de uma dezena de povoados da Grande São Luís, mas que deve ter seu território reduzido em 40% com o novo Plano Diretor de São Luís.

Nenhum comentário: