25 de dez. de 2019

Ministério da Agricultura lança programa para organização das centrais de abastecimento já a partir do próximo ano

Resultado de imagem para ceasa.aquilesemir
GIRO ECONÔMICO

Com o objetivo de discutir ações voltadas à modernização das Centrais de Abastecimento (Ceasas) e estabelecer uma agenda para 2020, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou a primeira reunião do Grupo de Trabalho das Centrais de Abastecimento (Ceasas), instituído pela Portaria nº 267/2019.

Entre os temas abordados houve destaque para a produção e o escoamento de frutas e hortaliças, o desenvolvimento da inteligência do setor, a estruturação do ambiente de comercialização e o incentivo às boas práticas agrícolas. A promoção da segurança alimentar e nutricional e possíveis parcerias entre as esferas pública e privada também foram assuntos de debates.

Em sua fala, o diretor-presidente da Conab, Newton Araújo Silva Júnior, apresentou o Panorama do Setor Hortifrutícola e o Papel Estratégico das Ceasas. Ele enfatizou que as Ceasas representam o principal canal de escoamento das hortaliças e frutas do país e que o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de quantidade de Centrais na América Latina, 74 no total.
Isenção de tarifa - O Banco do Brasil decidiu nesta segunda-feira (23), isentar a cobrança de tarifas para todos os clientes com limite no cheque especial. A resolução CMN 4765, de 27 de novembro de 2019, prevê que os bancos possam cobrar essa modalidade de tarifa para os novos contratos, a partir de 06 de janeiro. No caso dos atuais contratos, a Resolução prevê a possibilidade de cobrança a partir de 01 de junho de 2020, mas o BB optou pela isenção, para atuais e novos clientes ao longo do próximo ano. Com a medida, espera fortalecer o relacionamento com seus clientes e aprimorar a experiência na utilização de seus produtos e serviços.

Natal do BNB - Três instituições de caridade - Fundação Antônio Bruno e Asilo de Mendicidade, em São Luís, e Casa de Palha, em Timon - foram contempladas com a Campanha Natal Social promovida pelo Banco do Nordeste, que arrecadou 77,4 toneladas de alimentos não perecíveis. Os mantimentos foram doados para instituições sociais que atendem a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade em todo o Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Além das doações em alimentos, também foram arrecadados itens de material escolar, higiene pessoal e brinquedos.

Voluntários do Banco do Nordeste fazendo entrega de donativos
no Asilo de Mendicidade, em São Luís, que foi uma das instituições
beneficiadas pela campanha Natal Social
Semana de Renegociação - Mais de 820 mil pessoas participaram da Semana Nacional de Negociação e Orientação Financeira, realizada pelo Banco Central (BC) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O volume renegociado foi de R$ 4,5 bilhões, volume foi 62% maior do que o registrado em uma semana padrão. Durante a semana, o desconto médio ficou em 65% e o prazo para pagamento da dívida em 58 parcelas.

Adesão ao Refis Rural - Os produtores com prestações do crédito rural em atraso têm até segunda-feira (30) para pedir o desconto da dívida transferida para a União, desde que o débito não esteja inscrito em dívida ativa. A renegociação faz parte do Programa de Regularização Tributária Rural, também conhecido como Refis Rural. Os procedimentos para adesão ao programa foram regulamentados por portaria editada em setembro pela Advocacia-Geral da União (AGU). A adesão ao benefício deve ser feito pelo próprio devedor ou representante legal nos órgãos da Procuradoria-Geral da União (PGU) ou no processo judicial que estiver em tramitação para cobrança da dívida.

Crédito facilitado - O Banco do Brasil fechou parceria com a fintech Bom Pra Crédito, que permite aos clientes simular e contratar operações de crédito diretamente no site da parceira com comodidade, agilidade e segurança. A iniciativa começa com oferta de empréstimo pessoal, o BB Crédito Automático. Na sequência, serão disponibilizadas outras linhas de empréstimo pessoal, como o BB Crédito Salário, assim como as linhas de crédito consignado para correntistas. O Bom Pra Crédito é um marketplace digital, que recebe propostas de empréstimo on-line de forma gratuita e encaminha para análise das instituições financeiras plugadas na sua plataforma de comparação de condições do crédito pessoal. 

Nenhum comentário: