27 de fev. de 2020

Contribuintes devem receber até esta sexta-feira informações sobre rendimentos de 2019 para declarar IR


GIRO ECONÔMICO

Até esta sexta-feira (28), empresas e instituições financeiras devem enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado. Os informes são usados para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2020, cujo prazo de entrega começa na segunda-feira (02 de março). Os dados não precisam ser enviados pelos Correios. Os comprovantes podem ser mandados por e-mail, serem baixados na internet ou divulgados em aplicativos para dispositivos móveis. 

Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar informações e verificar se o contribuinte preencheu dados errados ou sonegou imposto. Os documentos fornecidos pelos empregadores devem conter valores recebidos pelos contribuintes, assim como detalhar descontos para a Previdência e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser informados, caso existam.

Os aposentados e os pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pegar os comprovantes na internet. O documento está disponível na página Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome disponível para os sistemas Android e iOS. 

Salários do Senac - Dos empregos anunciados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em sua unidade na cidade de Pinheiro, a ser inaugurada em breve, o de menor remuneração é para serviços gerais, com vencimento de R$ 1,9 mil, e o maior para professor, que pode chegar até R$ 4,4 mil, em cargo de direção. Com a inauguração de mais esta escola, o Senac pretende levar a toda a Baixada Maranhense educação profissional de qualidade, no que em muito vai contribuir para desenvolver a região. 

Parceria de peso - Luciano Hang, dono das Havan, e Ilson Mateus, presidente do Grupo Mateus, celebraram em São Paulo os primeiros entendimentos para uma parceria com vistas a abertura de novas lojas pelo país, sendo que as primeiras serão em São Luís (Maranhão) e Teresina (Piauí). Hang não poupou elogios ao espírito empreendedor de Mateus, e este diz que admira o espírito de brasilidade do futuro sócio. Os dois comungam a ideia de Ronald Reagan, segunda qual, o maior programa social e a geração de empregos. 

Luciano Hang, da Havan, e Ilson Mateus (D), do Grupo
Mateus, anunciam parceria para abertura de novas lojas 
com os selos das grandes empresas por todo o país
Enfim, 2020 vai começar - Nas empresas, o ano começou na tarde desta quarta-feira e nas repartições públicas, será nesta quinta-feira. A expectativa é de que a partir de agora a máquina Brasil passe a funcionar a pleno vapor. Avante!

Carnaval do Sesi - O superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Diogo Lima, ao fazerum balanço das atividades de carnaval promovida pelo órgão, destacou que este ano o Sesi Folia foi realizado em três cidades. Além de São Luís, a festa do Rei Momo ocorreu ainda em Bacabal e Caxias, reunindo centenas de pessoas. “Estamos muito felizes em ter conosco tantos trabalhadores da indústria nesse dia de muita alegria e integração entre comunidade e o setor produtivo”, disse ele, comemorando mais este investimento social para os industriários. 

Turismo do carnaval - As secretarias estadual e municipal de Turismo devem apresentar na próxima semana balanço do movimento de turistas na cidade durante o carnaval e pesquisa de satisfação dos foliões com a festa organizada na capital, com base em números do Observatório do Turismo da Universidade Federal do Maranhão e do Instituto Prover. Os dois órgãos contabilizaram ano passado mais de 500 mil turistas e as previsões de aumento pode ultrapassar a barreira do meio milhão, ou seja, mais de 50% da população da cidade.


Nenhum comentário: