6 de fev. de 2020

Emplacamentos de automóveis e comerciais leves registram queda no Maranhão no mês de janeiro

GIRO ECONÔMICO

Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves em janeiro deste ano tiveram uma queda de 16,08% na comparação com o último mês do ano passado, segundo números divulgados nesta terça-feira (04) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave). 

De acordo com os números, foram 2.818 veículos desse segmento emplacados em janeiro contra 3.358 de dezembro, mas na soma geral houve aumento de 1,43% na comparação dos dois meses, pois houve aumento de 4,7% no segmento de veículos pesados (ônibus e caminhões), com 154 mês passado contra 147 no anterior, e de 17,05% nos veículos de duas rodas, que registraram 4.386 emplacamentos em janeiro contra 3.747. De acordo com a Fenabrave, foram 7.540 emplacamentos em janeiro contra 3.747 de dezembro.

Já em São Luís houve uma queda de 9,83%, com 2.220 emplacamentos em janeiro contra 2.462 de dezembro. No segmento de Automóveis e Comerciais Leves, a queda foi de 22,12%, mas os de motocicletas (29,9%) e de veículos pesados (89,13%) tiveram aumento. 

Posse na Academia - No mês de março, o empresário Carlos Gaspar, que, além das diversas empresas que criou, dirigiu a Associação Comercial do Maranhão (ACM), a Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) e o Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), assume outro cargo que, em muito, vai enriquecer seu currículo: o de presidente da Academia Maranhense de Letras, para o qual foi eleito em novembro passado. A posse está marcada para março, sem data ainda definida. 

Senac Comércio - O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), José Ahirton Lopes, e o presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), Raimundo Coelho de Sousa, iniciaram entendimento para lançamento e execução no estado do programa Senac Comércio, que está sendo implantado nacionalmente e conta com a oferta de 110 títulos de cursos construídos com foco nas necessidades de empresários e colaboradores. 

No encontro em que foi selada a parceria com o Sebrae para
 execução do programa Senac Comércio, José Ahirton Lopes, Raimundo
Coelho de Sousa, Daniela Nogueira (diretora de Educação Profissional
 do Senac) e Antônio Garcês (chefe de gabinete da presidência do Sebrae)
Queda na inadimplência - A inadimplência das empresas em todo o país caiu 10,6% em 2019, de acordo com dados nacionais coletados pela Boa Vista. O indicador é um somatório de cheques devolvidos, títulos protestados e registros de débitos realizados na base do (Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). 

Pesquisa sobre traição - Pesquisa do site de relacionamentos Meu Rubi sobre infidelidade conjugal revela que os profissionais de Saúde são muito expostos a estas situações. Segundo o levantamento, a lista é liderada por mulheres, somando 20%, enquanto os médicos somam apenas 6% dos adúlteros do site. Trabalhar na área da saúde pode ser estressante e, com certeza, a pressão está presente o tempo todo. Já sabemos também que o estresse do dia a dia leva muitas pessoas a buscar por um caso extraconjugal, conclui o estudo.

Workshop sobre vitrine - Nesta quinta-feira (06), a Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) realiza o workshop Vitrinismo, voltado para empresários do setor lojistas, a fim de melhorar o ambiente de seus estabelecimentos e com isto aumentar as vendas. Vai atuar como instrutor o consultor Sílvio Santiago, que vai apresentar as principais técnicas e ferramentas que devem ser utilizadas para projetar vitrines organizadas e potencialmente atrativas aos clientes. O evento é voltado também para designer e estudantes.

Nenhum comentário: