15 de fev. de 2020

Fiema apresenta à Câmara de São Luís minuta de projeta para facilitar implantação da telefonia 5G em São Luís

O relações institucionais da Fiema, Roberto Bastos; vereador
Ricardo Diniz e o superintendente da Fiema, Cesar Miranda
O superintendente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Cesar Miranda,  entregou ao vereador Ricardo Diniz uma minuta do projeto da chamada Lei de Antenas, voltada para viabilizar a tecnologia da quinta geração de internet móvel, 5G, em São Luís, a fim de embasar os trabalhos da Câmara Municipal quando a matéria for posta em discussão. A lei vai a desburocratizar a instalação de equipamentos para ampliar a infraestrutura de telecomunicações, o que dará condição de propagar banda larga e a chegada do 5G no país.

A exemplo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Fiema defende a criação de um órgão único responsável por coordenar o processo de licenciamento de antenas nos municípios maranhenses.

A quinta geração de internet móvel já funciona em partes dos Estados Unidos, Reino Unido, Coréia do Sul e outros países. As redes 5G, assim como as tecnologias móveis anteriores, dependem de sinais transportados por ondas de rádio, transmitidas entre uma antena e o seu telefone celular.

A importância de uma regulamentação municipal é importante para que as normas federais não emperrem a viabilização da nova tecnologia.

Nenhum comentário: