23 de fev. de 2020

Pesquisa desenvolvida pela Embrapa possibilita aumentar e melhorar a produção da mandioca no Maranhão

GIRO ECONÔMICO

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais) está desenvolvendo um projeto de pesquisa e transferência de tecnologia para melhorar a produtividade das lavouras de mandioca e a qualidade das raízes, matéria–prima para a produção de farinha e da cerveja Magnífica. A demanda é da Cervejaria Ambev para que sejam testados 250 clones e 12 cultivares da Embrapa, além de variedades locais já usadas pelos produtores do estado, para selecionar genótipos com alto teor de amido. 

O projeto intitulado “Tecnologia para aumento da produtividade e qualidade (teor de amido) da mandioca no estado do Maranhão”, além de selecionar genótipos adaptados para as mais diferentes condições edafoclimáticas do Maranhão, inclui o treinamento de agricultores, técnicos e multiplicadores em mecanização da cultura, manejo da mandioca, cooperativismo, associativismo e empreendedorismo comunitário e ainda produção de manivas sementes.

Além da Ambev, são parceiros nesse projeto a Embrapa Mandioca e Fruticultura – pela expertise em melhoramento genético da mandioca -, a Embrapa Amapá – pela expertise em mecanização da cultura – e a Fundação Eliseu Alves. 

Odontologia do Sesi - O Serviço Social da Indústria (Sesi) iniciou esta semana em pequenas e médias empresas da capital, o projeto “Indústria segura e saudável”, que promove o atendimento odontológico dos trabalhadores, que tem acesso aos serviços como exame clínico e profilaxia dentária (processo de limpeza e conservação dos dentes para evitar que doenças odontológicas se instalem e tornem mais difícil o tratamento), que são ofertadas pela Unidade Móvel Odontológica do Sesi, dentro da categoria in company. 

Leia mais:
Sesi leva serviços de odontologia para trabalhadores de empresas do setor industrial


Contratações do Senac  - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançou edital com abertura de Processo Seletivo para contratação de servidores para o quadro efetivo e de reserva, com lotação na cidade de Pinheiro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site: http://seletivo.ma.senac.br/, nos dias 02 e 03 de março. As vagas são para os cargos de supervisor educacional; assistente de manutenção e instalação; assistente administrativo; serviços operacionais (limpeza e recepção).

Leia mais
Senac contrata servidores para sua unidade em Pinheiro com salários de R$ 1,9 mil a R$ 4,4 mil


No lançamento do programa Senac Comércio, o palestrante Wiliam
Caldas (C) com o presidente da Federção do Comércio, José Arteiro
da Silva (E), e o diretor regional do Senac, José Ahirton Lopes
Carnaval do Sesc - Será realizada, neste domingo (23) e na segunda-feira (24), no Sesc Turismo do Olho d´Água em São Luís, a tradicional programação carnavalesca do Serviço Social do Comércio, com realização da Matinê Folia e o Baile Sesc Folia do Fofão. 

Mídia Social - Para orientar como funciona o ranqueamento do Google e as vantagens do Search Engine Optimization (SEO) também conhecido como otimização de sites, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), porgão vinculado ao Sistema Fiema, promove dias 6 e 7 de março o curso Marketing Digital nas Mídias Sociais com a professora de Marketing Digital Maria Carolina Avis, autora do livro “SEO de verdade: se não está no Google, não existe”. O curso abordará também o cenário das mídias sociais no Brasil e no mundo. 

Qualificação profissional - O Consórcio Alumar certificou 155 alunos de qualificação profissional pelo Projeto de Responsabilidade Social da Área de Disposição de Resíduos de Bauxita. As aulas, ministradas em parceria com o Senai, foram realizadas nas comunidades de Igaraú, Vila Piçarreira, Vila Rica, Mangue Seco, Pedrinhas, Vila Natal e Vila Cabral Miranda. Foram oferecidos cursos de assistente administrativo, auxiliar de obras, operador de caminhão basculante, carpinteiro de forma, soldador, pedreiro de alvenaria e logística.

Leia mais:
Senai capacita mais de 150 pessoas residentes na área do entorno do Consórcio Alumar



Nenhum comentário: