20 de fev. de 2020

Portos maranhenses respondem com mais de 1/5 da movimentação de cargas transportadas no país em 2019

GIRO ECONÔMICO

Os três portos maranhenses – Ponta da Madeira, Itaqui e Alumar – movimentaram em 2019 cerca de 230 milhões de toneladas de cargas, o que corresponde a quase 1/5 de toda a movimentação do país, segundo dados da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq). Ponta da Madeira, administrado pela Vale, foi o campeão nacional, com 190,1 milhões de toneladas de minério de ferro, que é sua exclusividade. Já o Porto do Itaqui, movimentou 25,1 milhões de toneladas, ficando combustíveis como responsáveis pelo maior volume, 34,3% do total movimentado. 

O Porto do Consórcio Alumar movimentou 14,3 milhões de carga, sendo bauxita e alumina os produtos predominantes. Com esses desempenhos, Ponta da Madeira ocupa o primeiro lugar no ranking geral; Itaqui é o nono; e o da Alumar, o 18º.

Considerando-se apenas os Terminais de Uso Privado (TUP), Ponta da Madeira lidera e o da Alumar, o 13º. Já quando se analisa apenas os portos públicos, Santos, que movimentou 106,2 milhões, é o líder e Itaqui o sexto. 

Posse no Basa - Toma posse nesta sexta-feira (21), às 09h, na Superintendência do Banco da Amazônia no Maranhão, o administrador de empresas Diego Santos Lima, que vai suceder Patrícia Barbiero, que foi designada para responder pela Gerência de Administração das Centrais de Crédito e Cadastro. Diego respondia pela Superintendência do Acre, mas foi gerente nas agencias de Almas, Xambioá, Gurupi e Porto Nacional, no Tocantins. Com 15 anos de carreira no banco, começou a trabalhar na instituição em Tocantinópolis (TO). 

Recepção de turistas - A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) leva, a partir desta quinta-feira (20), os grupos carnavalescos Bicho Terra e Os Tremendões, além do grupo de reggae GDAM para receber turistas que desembarcarem no Aeroporto Hugo da Cunha Machado. A ação faz parte das estratégias da Prefeitura para fortalecer a cultura e o turismo no município. O Bicho Terra vai animar a recepção nesta quinta, a partir das 15h, e na sexta, começa às 10h25, com o GDAM, e Os Tremendões a partir de 15h. 

Na posse da nova diretoria da Associação Comercial, Andrea
Mendonca (Lavamatic), Karen Barros (secretária adjunta da Educação),
Ana Brandão (advogada), Thalita Seabra (médica ) e Ana Izabel
Azevedo( empresária)
Recuperação judicial - O Tribunal de Justiça do Tocantins autorizou o início de processo de Recuperação Judicial da Foco Agronegócios S/A, que tem dívidas que superam R$ 150 milhões. A empresa já enfrentava problemas desde a Safra de 2015/16, ano que uma forte seca atingiu os estados do Maranhão, Bahia, Piauí e Tocantins. 

Frota de ônibus - A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) notificou as empresas que realizam o transporte coletivo intermunicipal e semiurbano de passageiros por que comprovem que os ônibus de suas frotas tenham no máximo 12 anos, isto é, fabricação em 2007 ou 2008. Segundo a notificação, as empresas deverão retirar de circulação todos os veículos que se encontram em desconformidade com as normas do órgão no que se refere a conforto e segurança dos passageiros. 

Laboratórios da Uniceumua - O Campus Renascença da Uniceuma passou a contar com 30 novos laboratórios, consultórios e tutorias para os cursos de Medicina e de Arquitetura. O projeto adotou estudo de cores nos ambientes, piso cimentício de alta resistência, passadeiras táteis, sinalização em braile, iluminação LED e tratamento acústico, elevadores e rampas, mais dois banheiros climatizados e com chuveiros e vestuários, mobiliário ergonômico, TVs Smart UHD e quadros de vidro ultrabranco.

Nenhum comentário: