28 de fev. de 2020

Saulo Arcangeli lança livro sobre a resistência da comunidade Cajueiro ao projeto do Porto São Luís

Resultado de imagem para saulo arcangeliSerá lançado, dia 11 de março, às 18h, no Sindicato dos Bancários, em São Luís, o livro Cajueiro: A Luta de Uma Comunidade Pelo Direito de Existir, de autoria do professor e ativista político Saulo Arcangeli. Publicado pela Editora Sundermann, a obra é fruto da dissertação de mestrado do autor, que recebeu o Prêmio Uema de teses de dissertações e outros tipos de trabalhos sobre conclusão de mestrado oferecido pela Universidade Estadual do Maranhão em 2018.

Segundo Arcangeli, o estudo aborda as relações de conflito entre trabalhadores da Comunidade do Cajueiro e a empresa TUP São Luís (antiga WPR), que pretende construir um porto privado em São Luís, na área onde havia o povoado, numa parceria com a chinesa CCCC, sócia majoritária do empreendimento.

Leia mais:
Duas famílias resistem em Cajueiro e cada uma pede R$ 10 milhões do Porto São Luís para sair



Saulo Costa Arcangeli é professor da Uema, com mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional; membro do Conselho da Cidade de São Luís (Concid); coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Sintrajufe); militante do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e membro da Executiva Nacional da Central Sindical e Popular CSP Conlutas.

Um comentário:

Edvaldo Coqueiro disse...

Um empreendimento desse que vai trazer muito desenvolvimento para o estado, era para ser apoiado por todos os maranhenses. Vai atrair uma cadeia de grandes negócios para o nosso estado, contribuindo para alavancar o emprego e a renda em benefício da população. Vai contribuir para a redução do êxodo dos nossos filhos e netos para São Paulo em busca de oportunidade, arrancando-os do seio das suas famílias.

Edvaldo