21 de fev. de 2020

Sesc realiza neste domingo e na segunda-feira matinais e bailes de carnaval em sua unidade de Turismo em São Luís

O Serviço Social do Comércio (Sesc), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecomércio), realiza neste domingo (23) e na segunda-feira (14), no Sesc Turismo, a Matinê Folia no Sesc e o Baile Sesc Folia do Fofão, com animação de Lene Marques e Luciana Pinheiro.

As festas serão realizadas em sua unidade de Turismo, localizada no bairro do Olho d´Água, em São Luís.

Para o baile, os associados podem convidar amigos que não têm carteira do órgão para brincar e curtir uma programação para todas as idades.

Um comentário:

RoseCortes disse...

Esta festa popular acontece em muitas partes do Brasil, principalmente no Nordeste. Desde a segunda quinzena de junho até o final de agosto, durante toda a semana, em aldeias e bairros (pergunte no posto de turismo por lugares e datas).
Mas os dias mais animados são os dias 24, 29 e 30 de Junho, que recordam o carnaval pela sua loucura festiva. O mais famoso bumba-meu-boi acontece no dia de São João, num ambiente de carnaval. Este tipo de espetáculo teatral dançante é uma das expressões culturais mais difundidas no país após o carnaval. É a mais bela festa do Maranhão e a mais apreciada pelos seus habitantes. Ambiente colorido, família e boas crianças visitam Mi Deporte para mais detalhes.
A história, de origem camponesa, gira sempre em torno do mesmo assunto: uma mulher grávida que de repente mostra um desejo louco de comer a língua do mais belo boi (boi) do rebanho. O marido dela mata o boi, mas só o magoa. O marido vai a julgamento. Ele se arrepende e o perdão é concedido a ele enquanto o boi cura.
A actuação dura toda a noite e o boi é o principal herói. Feito de uma leve moldura de madeira coberta com tecido preto ricamente bordado e folhos multicoloridos, o boi é animado por um dos participantes, o miolo.
A ressurreição ou cura do animal é, naturalmente, um pretexto para grande regozijo. A canção e a dança são expressas com a ajuda de instrumentos musicais típicos do Maranhão: a sanfona, o membrafone, os tambores, etc.