28 de mar. de 2020

Senai lança cartilha com orientação de higiene a fim de evitar pro propagação do coronavírus nas empresas

GIRO ECONÔMICO

O Serviço Social da Indústria (Sesi) lançou um guia para prevenção da Covid-19 nas empresas. O documento digital de 18 páginas possui orientações e informações para auxiliar gestores e funcionários na identificação de casos suspeitos, formas de transmissão e grupos de risco do novo coronavírus. Segundo o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emmanuel Lacerda, a cartilha foi produzida por médicos do trabalho e infectologistas e é baseada no Protocolo de Manejo Clínico do Ministério da Saúde. 

“Esse rol de medidas inclui ventilação, higienização e desinfecção de ambiente de trabalho, desinfecções de ferramentas e equipamentos de trabalho, práticas de segurança no trabalho, como promoção de etiquetas respiratórias”, explica. O guia reforça a importância de empresas e trabalhadores seguirem as orientações de conduta pessoal consolidadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Manter as pessoas informadas sobre a doença e estimular a redução de contatos físicos e a higiene constante das mãos está entre as principais medidas que as empresas devem tomar.

Leia mais:Sesi orienta empresas industriais a higienizar ferramentas para evitar coronavírus

Cursos do Senac - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançou na última sexta-feira (27) um pacote de cursos online gratuitos pelo programa Senac EAD (https://www.ead.senac.br/) muito apropriados para esse período de isolamento social. Os cursos estão concentrados em três áreas: Educação, Gestão e Saúde para extensão universitária, mas também aqueles voltados para mudança de comportamento, como Administração do Tempo, Desenvolvimento de Equipe, Estilo e Imagem Pessoal, Aproveitamento Integral etc. 

Leia mais
Senac está com inscrições abertas para vinte cursos gratuitos de ensino à distância

Ensino à distância - O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) também oferece, gratuitamente, cursos voltados a profissionais interessados em ampliar conhecimentos pela modalidade educação a distância (EaD). “Precisamos nos manter atentos a novas ideias, aproveitar o momento para reinventarmos os nossos negócios. Espero que por meio desses cursos nós tenhamos uma base de conhecimento mais sólida para tomadas de decisões estratégicas em nossas empresas”, diz a coordenadora regional do porgão, Michele Frota do Vale. 

Na posse da nova diretoria da Academia Maranhense de Letras,
o presidente Carlos Gaspar, com o empresário Cristiano
Fernandes, de quem é antecessor na presidência da Associação
Comercial do Maranhão
Consumo de gás - O comércio de gás GLP teve um aumento de 40% este mês e as distribuidoras estimam que pode haver desabastecimento, não pela falta do produto, mas do vasilhame porque algumas pessoas decidiram fazer estoque e os botijões ficam retidos, ou seja, não há como envasar.

Desativação do Sesc e Senac - Documento enviado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a todos os governadores revela que o corte de 50% na arrecadação compulsória do Sistema S por 90 dias, definido pelo governo federal para diminuir os efeitos da pandemia do novo coronavírus, provocará o fechamento de 265 unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Segundo a CNC, o movimento deve gerar a demissão de 10.210 trabalhadores em todo o país. 

Comércio delivery - O empresário Ãngelo Gusmão não se queixa das vendas, apesar da paralisação da atividade comercial por conta do coronavírus, mas diz que está tendo dificuldades para se adaptar a essa nova realidade de vendas à distância, pois como não estava equipado, tampouco dispõe de equipe para atender os pedidos na velocidade desejada, ou seja, muitas empresas foram pegas de surpresa com essas determinações do governo e tiveram de se adaptar da noite para o dia e muitas ainda não conseguiram se adequar.

Nenhum comentário: