29 de abr. de 2020

Federação das Indústrias promove reunião com Banco do Brasil para debater apoio à indústria durante à pandemia

GIRO ECONÔMICO

A Federação das Indústrias promoveu, na manhã desta terça-feira (28) reunião online com o superintendente do Banco do Brasil no Maranhão, Evandro Mendes. O objetivo foi solicitar apoio à instituição financeira para as empresas industriais maranhenses em decorrência dos impactos socioeconômicos gerados pela pandemia da covid-19, situação que coloca em risco a sobrevivência do parque fabril do Estado. 

“Nossa intenção é conversar com as instituições financeiras e levar ao setor industrial a informação sobre o que está disponível nesse momento de crise, onde cerca de 80% do empresariado maranhense se encontra em dificuldades financeiras”, afirmou o superintendente da Fiema, César Miranda. O bate-papo é fruto de uma solicitação do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon).

“Além da construção civil, temos empresas de diversos setores que são associadas à Fiema e precisam dessa informação e de medidas especiais para este momento”, afirmou o presidente do Sinduscon, Fábio Nahuz. 

Psicologia no trabalho - Em tempos de pandemia mundial e necessidade de manter o distanciamento social para evitar o rápido contágio do Covid-19, muitas empresas se depararam com uma metodologia nova de trabalho, o home office. Para tornar o teletrabalho mais produtivo e funcional, o psicólogo e coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas do Senac no Maranhão, Daniel Pinheiro, dá algumas dicas sobre este tipo de atividade. Segundo ele, “é importante estabelecer horários específicos, até porque a rotina de casa acaba tirando o foco do trabalho”.

Celular no Maranhão - No Maranhão, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de pessoas que tinham telefone móvel para uso pessoal na população de 10 anos ou mais de idade subiu ligeiramente de 58,2%, em 2017, para 58,4%, em 2018. Esse percentual foi o mais baixo dentre todas as Unidades da Federação. No Brasil, 79,3% das pessoas com 10 anos ou mais tinham telefone celular em 2018. 80,7% das mulheres e 77,8% dos homens tinham celular para uso pessoal. 

No encontro sobre o Centro de Formação do Senac
em Pinheiro, o presidente da CDL de Pinheiro, Edson
Wanderley Pinheiro; a gerente do Senac em Pinheiro,
Keyla Castro; e o presidente da Associação Comercial de
Industrial de Pinheiro, Denilson Wyds Costa Mendes
Inadimplência - Pesquisa da Boa Vista, publicada nesta terça-feira (29), mostra que 56% dizem ter dinheiro para, no máximo, mais por dois meses para suportar suas contas. Outros 12% afirmam ter fôlego entre três e quatro meses e 12%, para mais de quatro meses. 20% não sabem dizer até quando conseguem pagar. 

Advogados - O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública contra o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por práticas inconstitucionais que restringem a inscrição de bacharel em Direito e permitem a exclusão de advogados já inscritos na Ordem. O MPF requer, com pedido de liminar, que a OAB suspenda imediatamente as súmulas Ns. 09/2019/COP, 10/2019/COP e 11/2019/COP, a fim de impedir as restrições ao exercício da profissão de advogado, e que sejam revogadas as suspensões. 

Balanço da Vale - A Vale publicou um balanço consolidado da sua atuação no Maranhão em 2019, A publicação está disponível no site www.vale.com/ma Atualmente, a empresa está dedicada a apoiar a sociedade no enfrentamento do novo coronavírus, com doação de equipamentos de proteção individual (EPI) a sete hospitais públicos do estado, a construção de um hospital de campanha em Açailândia, ambulâncias UTI e ainda o apoio às prefeituras de municípios às margens da Ferrovia Carajás.

Nenhum comentário: