24 de abr. de 2020

Nesta quinta-feira mataram João Claudino e internaram Ilson Mateus. Eis a diferença de blogueiro para jornalista

Fato ou Fake: Ilson Mateus está internado com COVID-19? - A Carta ...
Ilson Mateus sequer esta doente, mas deram a notícia de sua internação
Nesta quinta-feira (23), houve um bombardeio de informações equivocadas nas redes sociais, com base em notícias publicadas por  blogs sensacionalistas dando conta da morte de um grande empresário do Piauí - João Claudino, fundador e presidente do Grupo Claudino, que tem como principal marca os Armazéns Paraíba - e a internação do maior supermercadista do Maranhão - Ilson Mateus, que teria sido contaminado com covid-19 - mas a botaria não se sustentou por uma hora, apesar de alguns, mesmo com os desmentidos, preferirem continuar explorando o lado falso.

Sobre a morte de João Claudino, ela começou à tarde, mas logo veio o desmentido. Ainda não se sabe se houve confusão pelo fato de um filho seu, João Claudino Júnior, ter sido internado em março, mas de qualquer forma faltou cuidado na apuração da notícia antes de massificá-la.

Quanto a Ilson Mateus, chegou-se a afirmar até que estava internado na UDI Hospital, em estado grave. Ocorre que o empresário sequer está doente, tampouco visitou um hospital ou mesmo um consultório médico nesta quinta-feira.

Ele mesmo publicou um desmentido nas redes sociais em que usa da ironia para desmentir a falsa notícia, dizendo que está contagiado apenas de otimismo. Sua assessoria de Comunicação também emitiu nota desmentindo as notícia.


Eis a nota da assessoria de Ilsona Mateus:

Não procede a informação divulgada sobre a suposta internação de Ilson Mateus. O empresário goza de plena saúde. Além disso, ele nem chegou a ir a nenhum hospital. Trata-se, portanto, de uma notícia falsa. Na noite desta quinta-feira (23), o próprio Ilson Mateus desmentiu essa informação em suas redes sociais (envio imagem em anexo). Inclusive, a matéria já foi retirada dos principais blogs que a publicaram.

É comum em períodos como este, informações desencontradas, principalmente diante desta criminosa concorrência para saber que consegue  abrir mais suas notícias com o alerta EXCLUSIVO, mesmo tendo a exclusividade apenas o objetivo de espalhar boatos, assustar e prejudicar pessoas e outros males.

Vale ressaltar que muitos jornalistas podem ter blogs, assim como qualquer outra pessoa que se dedique a temas específicos de Saúde, Direito, Ecologia etc, mas há também os que são blogueiros travestidos de jornalistas e muitos deles não têm o mínimo de cuidado com a boa informação. Uma pena, já que têm tantos seguidores, tornam-se confiáveis, ganham bons patrocinadores (alguns ocultos) e por isso deveriam cuidar mais de informar do que desinformar e deformar.

Aposte nos bons, pois as chances de se dar bem são bem maiores!

Nenhum comentário: