2 de mai. de 2020

Conselhos temáticos da Fiema e CNI debatem por videoconferência relações de trabalho e acesso ao crédito

GIRO ECONÔMICO

Na última quinta-feira (29), os conselhos temáticos de Relação de Trabalho e Desenvolvimento Sindical (CTRT) e de Micro e Pequenas Empresas (Compem) da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) realizaram uma reunião ordinária via videoconferência. A reunião foi comandada pelo presidente do CTRT, 

José Orlando Leite e pelo presidente do Compem, Celso Gonçalo de Sousa, e acompanhada pelos demais membros dos conselhos, que contou com as palestras da Gerente Executiva de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sylvia Lorena de Sousa e do Gerente de Política Industrial da CNI, João Emilio Padovani Gonçalves para debaterem as consequências e desafios das relações de trabalho com a Medida Provisória 936/20 e as alternativas de créditos e gestão de negócios para superar os desafios atuais em decorrência da covid 19.

A gerente de Relações do Trabalho da CNI, Sylvia Lorena, destacou que os principais temas trazidos na proposta que já entraram em vigor, como suspensão do contrato de trabalho, ajuda mensal compensatória a cargo do empregador, o benefício emergencial pago pela União e a garantia provisória de emprego. 

Jovem aprendiz - Estudantes de todo o país com idade entre 14 e 22 anos que cursam até o sexto ano do Ensino Fundamental, podem se inscrever até o dia 29 de maio no programa Jovem Aprendiz dos Correios. Até o momento, mais de 386 mil candidatos se cadastraram para concorrer às vagas do programa, mas muitos interessados manifestam dificuldades em obter a autenticação ou emissão de documentos necessários à participação no processo seletivo, em função das restrições de atendimento, daí a prorrogação. 

Leia mais

Caixa Econômica -  O presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, anunciou a contratação, em caráter emergencial, de 3 mil vigilantes e outros 500 auxiliares para atender os que estão querendo receber o benefício do auxílio emergencial. O banco está adquirindo também mais equipamentos de proteção individual para os empregados, como máscaras (560 mil), protetores faciais (11 mil) e 600 mil litros de álcool em gel. Cinco caminhões da Caixa também vão ajudar no atendimento, especialmente nas regiões de maior dificuldade. 

Leia mais
Presidente da Caixa diz que fila fora de agência deve ser organizada com ajuda das prefeituras

Dia das Mães - Fosse um tempo de normalidade, os veículos de comunicação estavam com intensas campanhas para vendas de produtos e serviços com vistas ao Dia das Mães, porém nenhuma mensagem, ou seja, é como se mãe só valesse se fosse para vender. 

Na entrega de cesta básicas doadas pelo Sesi à Federação dos
Municípios, Cesar Miranda (superintendente da Fiema), Erlanio
Xavier (presidente da Famem), Celso Goncalo (diretor da Fiema)
e Diogo Lima (superintendente do Sesi)
Lockdown na Ilha - Antes do Governo do Estado anunciar a decretação do lockdown, a partir de terça-feira (05), nos quatro municípios da Ilha de São Luís – capital, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Paço do Lumiar – o empresário Ângelo Gusmão, dono do Rei da Carne, que funciona no Centro Comercial Paloma, no Olho d´Água, já havia decidido que a partir desta semana suspenderá o atendimento presencial em sua loja, mesmo sendo considerada essencial, pois o entra e sai de gente sem proteção é grande, por isto vai atender apenas delivery. 

Meio Ambiente  - A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) vem dando continuidade ao atendimento à população maranhense, de forma remota, em meio à pandemia do Covid-19. Dentre as atividades, a Secretaria tem mantido a análise e emissão de licenciamento ambiental. A superintendência de Licenciamento Ambiental, vinculada à Secretaria Adjunta de Licenciamento, divulgou a produtividade do setor entre os meses de março e abril deste ano, por meio do SIGLA.

Nenhum comentário: