22 de jun. de 2020

Estabelecimentos comerciais de São Luís vão poder funcionar no Dia de São Pedro, segundo Fecomércio

GIRO ECONÔMICO

O comércio de São Luís, segundo a Federação do Comércio (Fecomércio), vai poder funcionar normalmente na próxima segunda-feira (29), feriado municipal em São Luís, pelo Dia de São Pedro, podendo os estabelecimentos comerciais ficarem abertos até às 18h, estando o início das atividades condicionados às regras previstas nas Portarias n° 34 e nº 39 da Casa Civil do Governo do Estado, que definem a abertura das lojas de rua entre 9h e 11h, além dos protocolos sanitários específicos que devem ser seguidos. 

Em função do feriado, o trabalho nesse dia é considerado extraordinário e deverá ser remunerado com horas extras, além de gratificação aos trabalhadores que forem convocados para as atividades nesse dia. A autorização para o funcionamento do comércio de São Luís está baseada na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre a Fecomércio-MA e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís.

As regras não se aplicam aos segmentos de supermercados e farmácias, consideradas atividades essenciais, e que possuem Convenções Coletivas próprias firmadas pelos sindicatos empresariais das respectivas categorias econômicas. 

Observatório do Turismo - O Observatório do Turismo do Maranhão entrou para a lista formal de Observatórios da plataforma do Ministério do Turismo (MTur). A inclusão na plataforma nacional foi concretizada após a apresentação do novo portal do Observatório do Maranhão juntamente com a operacionalização das atividades e o conjunto de resultados obtidos pelo projeto. A aprovação do projeto maranhense foi concretizada após um mês e meio de análise minuciosa da apresentação realizada pela equipe técnica coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur). 

Pesquisa da Embrapa - O feijão-caupi é objeto de estudo num projeto da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais), onde é estudado em abordagens variadas. Uma delas, por meio da técnica de melhoramento genético convencional que o enriquece com ferro, zinco e vitamina A. Outra tecnologia, aplicada nas lavouras desse produto, é a inserção de inoculantes de rizóbio para fixação biológica de nitrogênio (FBN), com resultados promissores na produção. 


Dirigentes da empresa VLI fazem entrega de novas
máscaras para reforçar as ações do Governo do Estado
no combate ao covid-19
Doação de máscaras - O Governo do Maranhão recebeu, na última sexta-feira (19), mais 20 mil máscaras profissionais que serão doadas para unidades hospitalares da rede estadual como ajuda humanitária no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. 

Senac Ecológico - Uma das mais preocupações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com a construção do Centro de Educação Profissional em Açailândia e com o meio ambiente, daí porque vai ser ser erguido com um sistema de aproveitamento de águas como forma de minimizar o uso dos recursos naturais, Estação de Tratamento de Esgoto de 30 m³ e captação das águas pluviais para manutenção de jardins, áreas verdes, limpeza de pisos e áreas comuns e uso nos aparelhos sanitários, além de infraestrutura para energia solar. 

Sesi contra covid - Em Açailândia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), órgão do Sistema Federação das Indústrias (Fiema), confeccionou 50 máscaras modelo Face Shield (escudo facial), que foram doadas para profissionais de saúde que atuam no hospital de campanha e no Lar de Idosos Frei Daniel. “Essa doação é de valor inestimável já que encontramos dificuldade para adquirir equipamento de proteção individual”, destaca o prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa Silva.

Nenhum comentário: