23 de jun. de 2020

Em audiência no Congresso Nacional, ministro da Saúde anuncia programa de testagem em massa da Covid-19

Saúde - coronavírus - Covid-19 pandemia diagnóstico testes swab médicos enfermeiros enfermagem equipes (drive-thru de testagem para trabalhadores da saúde em Salvador-BA)
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse aos parlamentares da comissão mista do Congresso que analisa as ações econômicas de combate à pandemia de coronavírus que será anunciada nesta quarta-feira (24), e a estratégia de testagem e diagnóstico da Covid-19.

O objetivo é testar cerca de 24% da população; ou 50 milhões de pessoas: metade com testes rápidos, que indicam se a pessoa já teve contato com o vírus; e metade com testes moleculares, que indicam a presença do vírus.

Pazuello informou que até agora foram distribuídos pelo ministério 11,3 milhões de testes, sendo 3,8 milhões moleculares. O ministro afirmou, porém, que a estratégia deverá incluir o diagnóstico clínico, feito por médicos, que passará a fazer parte das bases de dados.

Leia mais:

“O diagnóstico clínico passa a ser base de dados também, para que nós possamos compreender a evolução da doença e não ficar apenas imaginando se aquele número, se o teste tem 30% de erro, se o teste foi feito na hora errada. Então, a gente vai gradativamente, chegando com mais transparência, com mais objetividade aos números com relação a contaminados”, disse.

(Fonte: Agência Câmara de Notícias)

Nenhum comentário: