24 de ago. de 2020

Federação das Indústrias e Universidade Federal debatem ações conjuntas dos agentes da economia e da academia

GIRO ECONÔMICO

O presidente da Federação das Indústrias (Fiema), Edilson Baldez, e coordenador do Grupo de Trabalho “Pensar o Maranhão” da entidade, Luiz Fernando Renner, apresentaram ao reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, proposta para fortalecer o acordo de cooperação acadêmica e técnica entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Centro Espacial de Alcântara (CEA) e a UFMA que implantou o curso de graduação em Engenharia Aeroespacial na instituição de ensino superior maranhense e a situação atual do curso de graduação. 

 A Fiema reconhece a importância da parceria entre a academia e a indústria para fomentar a formação de recursos humanos de alta qualidade para o setor aeroespacial, com vistas a atender as demandas do CEA.

Uma das propostas apontadas da reunião foi a criação de um Núcleo de Pesquisa de Tecnologia e Inovação da UFMA, que contará com apoio irrestrito da FIEMA, inclusive com a possibilidade de interação acadêmica com os Centros de Inovação e Tecnologia do Sistema Indústria. 

Ações do Senac - Ao apresentar um balanço das ações que o Sistema Federação do Comércio (Fecomércio) vem desenvolvendo para amenizar os problemas enfrentados pelas empresas neste ambiente de restrições das atividades por conta da pandemia de coronavirus, o presidente José Arteiro da Silva destacou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece gratuitamente consultorias a 120 empresas de gastronomia, hospedagem, beleza e comércio varejista. 

Na Assembleia da ONU - Aube Costa, CEO da Spart Solutions, está em estado de euforia, pois sua empresa é uma das escolhidas para participar, em setembro, da Assembleia Geral das Organização das Nações Unidas (ONU), quando serão comemorados os 75 anos de sua fundação e 20 do Pacto Global. A Sparta Solution é uma das signatárias do Pacto que apoia medidas de combate ao desmatamento e iniciativas para estratégias e operações sobre os dez princípios do Pacto Global da ONU, relativos à sustentabilidade e direitos humanos. 

Dirigentes da Federação das Indústrias e do Governo do Estadio
Incentivo cultural - O Banco do Brasil distribuirá R$ 3 bilhões da União para contas correntes abertas de forma massificada em nome de cada um dos 26 estados, além do Distrito Federal e dos 5.570 municípios brasileiros. A transferência dos recursos se dará por meio da integração do BB Gestão Ágil com a Plataforma + Brasil, do Ministério da Economia. 

Ações do Embelleze - O Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), o Instituto Alcoa e Instituto Embelleze lançaram o Projeto Ferramentas e Caminhos, pelo qual já capacitou 110 mulheres desde o começo do ano para atuarem como cabeleireiras, manicures, depiladoras e designer de sobrancelhas. A Presidente do ICE-MA, Déborah Ferreira, diz que atua para viabilizar fonte de renda ou independência financeira, por isso buscou parcerias para formar uma rede de atores engajados na inclusão das mulheres no mercado de trabalho e no empreendedorismo. 

Comércio em alta - Pesquisa Boa Vista sobre vendas no comércio em julho divulgada nesta segunda-feira (24) aponte que o segmento de Móveis e Eletrodomésticos apresentou alta de 12,8% em julho após já ter avançado em maio e junho, descontados os efeitos sazonais. Já nos dados sem ajuste sazonal, o segmento desacelerou seu ritmo de queda na análise acumulada em 12 meses registrando variação de -14,0%. A atividade de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou variação de -0,1%.

Nenhum comentário: