31 de ago. de 2020

Empresários do ramo de confecção na região tocantina pedem investimentos em qualificação de mão de obra

GIRO ECONÔMICO

Os setores industriais ligados a movelaria, vestuário e alimentos revelam encontrar dificuldade para contratação de mão de obra qualificada em Imperatriz. Com vagas de trabalho abertas, empresários da região enfrentam um grande problema quanto à quantidade de vagas disponíveis e à falta de profissionais para o mercado. 

Esse foi um dado constatado recentemente por meio de pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), segundo a qual o setor industrial brasileiro enfrenta um paradoxo, pois enquanto o Brasil contabiliza 11,6 milhões de desempregados, metade das fábricas do país diz ter dificuldade para encontrar mão de obra qualificada. Intitulada Sondagem Especial – Falta de Trabalhador Qualificado, o estudo aponta a escassez de mão de obra qualificada que afeta principalmente a indústria de biocombustíveis, onde 70% das empresas alegam ter dificuldades com a qualificação dos trabalhadores.

Em seguida vêm as indústrias de móveis (64%), de vestuário e de produtos de borracha (todas com 62%), têxtil e de máquinas de equipamentos (60% cada). 

Inauguração do Senac - Está marcada para a próxima terça-feira (11 de setembro) a inauguração do Centro de Educação Profissional de Pinheiro. Para a realização do evento, serão seguidos os devidos protocolos sanitários estabelecidos na Portaria Nº 055, de 17 de agosto de 2020, do Governo do Estado do Maranhão, que aprova protocolo específico de medi­da sanitária segmentada para a reali­zação de eventos públicos e privados, de pequeno porte, na forma em que especifica. 

Venda de Ferro - Em pelo menos uma medida, a mineradora Vale ultrapassou a Rio Tinto, que é uma das sócias do Consórcio Alumar, como a maior exportadora mundial de minério de ferro. Dados preliminares de embarques mostram as exportações brasileiras da matéria-prima siderúrgica no maior nível em um ano, disse Colin Hamilton, diretor-gerente de pesquisa de commodities da BMO Capital Markets, em nota a clientes. A informação é do portal Notícias da Mineração.

Sergio Tamer (D) com o professor Aldy Mello, comemora a
parceria da SVT com a Uninter para oferecer curso de
graduação e pós-graduação no Maranhão
Ações do Sesc
- O Serviço Social do Comércio (Sesc), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecomércio), abriu inscrição nesta segunda-feira (31) para a Oficina de Lanches práticos e saudáveis para crianças, que acontece dia 15 de setembro. 

Interiorização do Avança - Dando prosseguimento as ações do Avança Maranhão, o Sistema Federação das Indústrias (Fiema), umas das entidades promotoras do plano, realizou reunião com os presidentes de sindicatos industriais de Imperatriz para planejar o início das ações do Avança Maranhão nas indústrias da região Tocantina. A reunião foi comandada pelo superintendente da Fiema, César Miranda que apresentou as ações disponíveis pelo Sesi, Senai, IEL e Federação para contribuir com a retomada econômica e minimizar os impactos causados pela pandemia de coronavírus. 

Senai no Avança - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também dá sua contribuição ao Avança Maranhão​, apoiando empresas associadas aos sindicatos filiados à Fiema​, oferecendo cursos gratuitos de aperfeiçoamento e qualificação profissional​, além de consultoria em processos produtivos. O público alvo são empresas de micro e pequeno porte que podem aproveitar a oportunidade para qualificar seus trabalhadores. A empresa deverá buscar o órgão​ pela via do Sindicato a que é filiada.

Nenhum comentário: