1 de set. de 2020

Conab pesquisa custo de produção do babaçu em Codó, Pedreiras, Vargem Grande, Imperatriz e Zé Doca

GIRO ECONÔMICO

Durante todo o mês de agosto, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizaram pesquisa em municípios maranhenses e coletaram dados para o cálculo do custo de produção da amêndoa de babaçu no estado. Em razão da pandemia de Covid-19, o trabalho é realizado de forma remota, por meio de contato telefônico com técnicos do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), além de secretarias de agricultura e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STTR) dos municípios de Codó, Pedreiras, Vargem Grande, Imperatriz e Zé Doca.

Dentre os itens analisados, destacam-se transporte, combustível, eletricidade, mão-de-obra, ferramentas e sacaria. As informações levantadas servirão para subsidiar a elaboração dos preços utilizados pelo governo federal na execução de programas e políticas de apoio ao produtor.

No caso do babaçu, os dados serão aplicados na Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), que garante a subvenção dos produtos extrativos, quando eles são vendidos abaixo do preço mínimo estabelecido.

Revista de Lojistas - Já está disponível a nova edição da revista O Lojista, editada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), referente ao último bimestre. Em destaque, a reforma tributária e seu impacto nas empresas. A edição traz ainda informações sobre a nova Certificação Digital para Profissionais da área de Saúde (E-Médico) além de outros temas, como a Campanha de Natal que promete impulsionar as vendas nesse ano tão atípico, e que mais uma vai repetir o sucesso da parceria entre a CDL São Luís e a Associação Comercial do Maranhão. A nova edição da revista O Lojista pode ser acessada pelo site da CDL: www.cdlsaoluis.org.br. Fica a dica, uma leitura imperdível para todos os lojistas e empreendedores.

Vagas para o ProUni - Um novo processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) ( e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será aberto, ofertando 140 mil vagas remanescentes. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 28, pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante a participação em uma videoconferência promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Na visita à Federação das Indústrias 
Indústrias(Fiema), nesta segunda-feira,
a deputada Daniella Tema ao centro, 
com o presidente Edílson Baldez, e os
diretores Pedro Robson e Ana Ruth

 

Turismo interno - O Blue Tree São Luís vem se tornando uma opção de lazer, diversão e descanso para o público da capital e cidades vizinhas, que buscam sair do isolamento, mesmo diante das restrições de viagem diante da pandemia da Covid-19. As interações tem inspirado a direção de hotéis da Ilha a incrementar os serviços oferecidos focando na população local, fins de semana e feriados prolongados, como o da semana da pátria, que já se aproxima.

População de municípios - Estimativa do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE) aponta como municípios mais populosos do Maranhão, além da capital, São Luís (1.108.975), Imperatriz, com 259.337; São José de Ribamar, com 179.028; Timon, com 170.222 e Caxias, com 165.525. Por outro lado, Junco do Maranhão (4.392), São Félix de Balsas (4.562), Nova Iorque (4.682), São Pedro dos Crentes (4.684) e São Raimundo do Doca Bezerra (5.131) são os com menos habitantes do estado.

Curso do Sesc -  O Serviço Social do Comércio (Sesc), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecomércio), abriu inscrição nesta segunda-feira (31) para a Oficina de Lanches Práticos e Saudáveis para Crianças, que será realizada dia 15 de setembro. Com vagas prioritárias para trabalhadores do comércio, o curso é gratuito e aberto também ao público em geral. As inscrições acontecem até o dia 4 de setembro pelo link abre.ai/oficinasesc


Nenhum comentário: