14 de set. de 2020

Indústria maranhense recupera confiança na economia, segundo sondagem divulgada pela Fiema

GIRO ECONÔMICO

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria (ICEI-MA), estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Industria (CNI), alcançou 51,8 pontos, em agosto de 2020, com um acréscimo de 8,2 pontos na comparação mensal com julho. Trata-se do terceiro aumento consecutivo do índice, após as fortes quedas de abril e maio.

Ultrapassando a linha divisória dos 50 pontos, o índice deste mês aponta que o empresário do segmento começa a retomar a confiança na economia. A exemplo do Nordeste e do Brasil, que também apresentaram ICEI na casa dos 50 pontos, portanto com retomada de confiança, a indústria maranhense ainda não chegou ao padrão do ICEI de fevereiro de 2020, o que denota o impacto da pandemia da covid-19 no setor produtivo.

O ICEI-MA, em agosto, ficou 4,7 pontos abaixo do ICEI-NE e 5,2 pontos menor que o do Brasil, mas, em todos, a confiança é positiva. Já o índice da indústria geral maranhense recuperou 8,2 pontos em relação ao mês anterior, próximo da recuperação nordestina e abaixo da registrada para o Brasil (aumento de 9,4 pontos). 

Vale contrata em São Luís - A Vale anunciou, semana passada, por meio da plataforma linkedin, a abertura de novas vagas de emprego em São Luís, onde busca profissionais nas funções de coordenador de automação e técnico especialista em manutenção. Para se candidatar a coordenador de automação é exigido cursos superior completo em um dos seguintes ramos de Engenharia: Elétrica, Produção, Mecatrônica, Controle e Automação, Industrial, Sistemas de Informação de Computação. Curso técnico exigido é de Mecânica ou Eletromecânica. 

Leia mais
Vale está com vagas abertas em São Luís para coordenador de automação e técnico em manutenção

Caminhão azul - Desde esta segunda-feira (14), clientes da Caixa de São Luís, terão a oportunidade de liquidar suas dívidas, com descontos especiais, diretamente no Caminhão Você no Azul. A unidade móvel de atendimento estará na cidade até sexta-feira (18), na Praça Maria Aragão, com atendimento das 08h às 13h. O público alvo é composto por clientes que estejam com dívidas vencidas entre R$ 50 e R$ 5 milhões. As condições variam conforme a modalidade de crédito contratada e o período de atraso. 

Leia mais

Sábado (12), em Cedral, o Democratas realizou
convenção para confirmar o advogado Jadson
Passinho Gonçalves candidato à reeleição de
prefeito. Caso tenha sucesso nas urnas, ele poderá
se transformar num fenômeno nacional, pois será
um dos poucos, ou o único, a conquistar seis vezes
um cargo no Executivo
Convenção em São Mateus
Nesta terça-feira (15), em São Mateus, o partido Solidariedade realiza convenção para homologar a candidatura do empresário Domingos Júnior, ex-presidente da Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Famem), candidato a prefeito do município. 

Turismo de lazer - O site Viajanet, agência de viagens on-line, selecionou cinco lugares para serem explorados por quem deseja sair da mesmice, e um dos deles é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O Piauí tem duas sugestões; Serra da Capivara e Cânion do Rio Poti; Roraima um: Monte Roraima; e o Parná, também um: Vila Velha. O Viajanet lembra que a melhor época para visitar os Lençóis vai de julho a setembro, quando as chuvas dão uma trégua e as “piscinas naturais” estão no seu ponto máximo. 

Correios na eleição - Para atender às necessidades dos candidatos e partidos políticos nas eleições municipais deste ano, os Correios oferecem diversas soluções que possibilitam uma comunicação mais efetiva e direta com os eleitores. Além da Mala Direta e do Sedex, para envio de documentos e materiais em todo o país, a empresa também oferece o serviço de Carta-Resposta, que permite aos candidatos conhecerem a opinião dos seus eleitores. Os interessados também têm à sua disposição um banco de dados com mais de 900 mil CEPs de todo o Brasil

Nenhum comentário: