12 de set. de 2020

Madeira soma seu percentual em pesquisa com margem de erro, só para mais, e aparece em quarto lugar

A assessoria do pré-candidato a prefeito de São Luís Carlos Madeira (Solidariedade) distribuiu texto, acolhido por diversos blogs, com A curiosa versão de que ele estaria em quarto lugar nas intenções de voto. Para chegar a esse bom desempenho, porém, foram somados o percentual atingido pelo candidato na consulta e a margem de erro.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-00777/2020, no dia 04 de setembro, a pesquis, realizada pela Attitude Consultoria de Pesquisa e Mercado de Opinião, tem uma margem de erro de 3.1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A assessoria de Madeira, sabendo que muitos comunicadores aceitariam assim, somou a margem de erro, como se ela fosse só para mais, com o porcentual de 4,9%, e chegou a 8,0%, o que faria Madeira empatar com o terceiro colocado, que seria Neto Evangelista (DEM). Ocorre que num cálculo honesto vale também a subtração, com A margem de erro para menos, e isto colocaria o candidato do Solidariedade nas últimas posições com apenas 1,8%.

Nenhum comentário: