2 de set. de 2020

Presidente da Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Femicídio busca parceria da Fiema


Edilson Baldez com a deputada Daniella Tema e membros
da frente parlamentar de comabate ao feminicidio
GIRO ECONÔMICO

O presidente da Federação das Indústrias (Fiema), Edilson Baldez, recebeu, terça-feira (1º), na Casa da Indústria, a deputada Daniella Tema (DEM), que preside a Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio. Em pauta, a conscientização de homens e mulheres como mecanismo eficaz de prevenção ao combate à violência contra a mulher e ao feminicídio, que cresceu com a pandemia da Covid-19. 

A intenção da deputada é colocar o tema em discussão nas indústrias maranhenses, inclusive com a criação de um selo “Empresa Amiga da Mulher”. Baldez lamentou o aumento de casos de violência contra a mulher durante a pandemia, e parabenizou Daniella Tema pelo importante trabalho e ressaltou a importância do tema que não é só social, mas afeta inclusive a produtividade das empresas.

O presidente da Fiema colocou a sua entidades e órgãos vinculados está à disposição da Frente Parlamentar e enfatizou que as ações educativas podem ser alinhadas junto ao Sesi, Senai e sindicatos industriais ligados à Federação, e junto ao Programa Avança Maranhão, que realiza diversas ações in loco nas empresas. 

Custo do babaçu - Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizaram pesquisa em municípios maranhenses para calcular o custo de produção da amêndoa de babaçu no estado. Em razão da pandemia de covid-19, o trabalho é realizado de forma remota, por meio de contato telefônico com técnicos do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, além de secretarias de agricultura e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais nos municípios de Codó, Pedreiras, Vargem Grande, Imperatriz e Zé Doca. 

Revista dos O Lojista - Já está disponível a nova edição da revista O Lojista, editada pela Câmara de Dirigentes Lojistas São Luís (CDL), referente ao último bimestre. Um dos destaques é o impacto da reforma tributária nas Empresas. A edição traz ainda informações sobre a nova Certificação Digital para Profissionais da área de Saúde (e-Médico), a Campanha de Natal que promete impulsionar as vendas neste ano tão atípico e que conta com a parceria da Associação Comercial do Maranhão. 

Na cidade de Pinheiro, os deputados Othelino Neto (presidente
da Assembleia Legislativa) e Thaiza Hortegal percorrem ruas
onde estão sendo executadas obras de pavimentação
Estados na Abav - Até o momento, apenas sete estados, cinco deles do Nordeste, confirmaram presença no Abav Collab, evento remoto que vai substituir o Expo Abav. São eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Rio Grande do Norte, bem como a Prefeitura de Ilhabela. 

População maranhense - Estimativa do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE) sobre a população brasileira aponta como municípios mais populosos do Maranhão, além da capital, São Luís (1.108.975), Imperatriz, com 259.337; São José de Ribamar, com 179.028; Timon, com 170.222 e Caxias, com 165.525. Por outro lado, Junco do Maranhão (4.392), São Félix de Balsas (4.562), Nova Iorque (4.682), São Pedro dos Crentes (4.684) e São Raimundo do Doca Bezerra (5.131) são os com menos habitantes do estado. 

Comércio no feriado - A Federação do Comércio informa que o comércio lojista de São Luís tem autorização para funcionar, segunda e terça-feira, dias 07 e 08 de setembro, feriado nacional de Independência do Brasil e feriado municipal de Natividade de Nossa Senhora e aniversário da cidade de São Luís, respectivamente. Para isso, no entanto, a empresa paga hora extra com 100% sobre o valor da hora normal, gratificação de R$ 60,00 aos empregados convocados para o trabalho. As horas trabalhadas não podem ser compensadas com folgas.

Nenhum comentário: