21 de out. de 2020

Alimentos da agricultura familiar são entregues para distribuição entre famílias em situação vulnerável

 GIRO ECONÔMICO

Alimentos produzidos pela agricultura familiar do Maranhão, que foram adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS), começam a ser entregues. Os projetos aprovados vão atender São Luís com o fornecimento de 52.260 quilos de alimentos ao longo de um ano, trabalho realizado em parceria com o Sesc Mesa Brasil, que fará a doação a famílias em situação de risco alimentar e nutricional.

As primeiras entregas serão feitas pela Associação de Moradores Força do Povo, do povoado de Arraial, que reúne 12 agricultores, vai entregar mais de 20.300 quilos de alimentos durante a execução do projeto. Entre os itens estão alface, vinagreira, couve, jaca, mamão, milho, quiabo, maxixe, macaxeira e abóbora.

O PAA-CDS apoia a comercialização dos produtos da agricultura familiar por meio da aquisição de alimentos produzidos por pequenos produtores. Os cultivos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial para atender pessoas em vulnerabilidade.

Premiação da Ferrovia Carajás - A Estrada de Ferro Carajás (EFC) recebeu nesta quarta-feira (21) o prêmio Via Viva, na categoria Ferrovia, concedido pelo Ministério de Infraestrutura (Minfra). A premiação leva em consideração o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) para o setor de infraestrutura de transportes e avalia quesitos como: correta destinação de resíduos, reuso de água, eficiência energética, relacionamento com comunidades vizinhas à ferrovia, além de iniciativas de preservação do Meio Ambiente.

Lançamento da MRV - Taxa de juros historicamente mais baixas e facilidades no financiamento habitacional tem contribuído para aumentar o número de brasileiros comprando imóveis em 2020. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, teve um aumento de 21% das contratações de financiamento habitacional no primeiro semestre se comparado ao mesmo período de 2019. A MRV também viu a procura por um apartamento crescer e por isto São Luís receberá investimentos de R$ 39 milhões para construção de mais um empreendimento.

Emprego da Extrafarma - A Extrafarma está inaugurando um novo centro de distribuição em São Luís, com área de armazenagem de 4000 m². Localizado no bairro Ribeira (Distrito Industrial), o espaço terá capacidade para abastecer todas as 56 lojas da rede no Maranhão. Com o empreendimento está abrindo cinquenta vagas de emprego.

Visita a Eneva - A Eneva realiza, nos dias 27 e 28 deste mês uma visita de jornalistas especializados em Economia ao Complexo Parnaíba, no município de Santo Antonio dos Lopes, onde serão apresentadas as instalações do Complexo e suas operações - exploração e produção de gás natural e geração de energia, que atende às regiões Norte e Nordeste. Os jornalistas também conhecerão as obras da nova usina Parnaíba V, projeto que está gerando emprego na região e fará novas contratações no Estado no pico das obras.

Transporte na Ilha - Impressionante como todos os candidatos a prefeito de São Luís falam em aumentar gratuidade no transporte, tempo de validade do cartão de cartão de embarque, diminuição do custo da passagem etc, tudo isto com aumento e melhoramento da frota e outras intervenções, mas nenhum informa como as empresas serão compensadas para custear essas generosidades, ou seja, como é possível aumentar o custo operacional e entregar o produto final por valor bem inferior do quanto vali antes. Fácil, não é?


Nenhum comentário: