27 de out. de 2020

Tribunal de Contas do Maranhão instituiu o Sistema de Medição da Eficiência da Gestão Estadual

 GIRO DE TERCA

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) instituiu o Sistema de Medição da Eficiência da Gestão Estadual, instrumento destinado ao registro eletrônico dos Índices de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE). O sistema eletrônico foi criado após adesão do TCE maranhense ao Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2016, que instituiu a Rede Nacional de Indicadores Públicos (Rede Indicon), que tem a finalidade de compartilhar instrumentos de medição do desempenho da gestão pública brasileira, boas práticas e o conhecimento deles advindos na avaliação da gestão pública, bem como auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória exercida pelo controle externo.

Um dos efeitos positivos do cumprimento do Acordo de Cooperação será o aperfeiçoamento das ações governamentais, por meio da divulgação dos níveis de desempenho de resultado, ou seja, dos indicadores de eficiência e eficácia das políticas adotadas para atendimento das necessidades da população nos setores de saúde, educação, segurança pública, desenvolvimento econômico, planejamento, gestão fiscal e meio ambiente.

Outro aspecto favorável é a contribuição para o alcance dos objetivos definidos no atual Plano Estratégico do TCE, cuja vigência se estende até 2027, permitindo agilidade e dinamismo ainda maiores no cumprimento da missão constitucional da instituição.

Incentivo à Ciência - A Vale vai promover uma Jornada de Introdução à Inteligência Artificial com o objetivo de divulgar a carreira de cientista de dados para os jovens. O cientista de dados é um profissional responsável por desenvolver sistemas de Inteligência Artificial que podem ser aplicados a vários campos de conhecimento como indústria, comércio e entretenimento. É uma profissão recente que ainda carece de mão de obra especializada no Brasil. A Vale vem realizando treinamento para suprir as vagas que têm criado.

Abertura da safra - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, nesta segunda-feira (26), a abertura da Safra 2020/21 de Grãos nas regiões Norte e Nordeste, com eventos no Piauí e no Pará, com a participação dos diretores de Política Agrícola e Informações, Sergio De Zen, e de Gestão de Pessoas da Conab, José Trabulo Júnior, em Teresina (PI), e do diretor de Operações e Abastecimento da Companhia, Bruno Cordeiro, em Belém (PA). As regiões devem ser responder pela produção de 34 milhões de toneladas de grãos.

Federalização de rodovia - O governo federal estaria inclinado a federalizar o trecho da MA 006 entre Balsas e Alto Parnaíba, uma das principais vias para escoamento da safra de grãos na fronteira agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Visita a Eneva - A Eneva realiza, hoje e amanhã, uma visita de jornalistas especializados em Economia ao Complexo Parnaíba, no município de Santo Antonio dos Lopes, onde serão apresentadas as instalações do Complexo e suas operações - exploração e produção de gás natural e geração de energia, que atende às regiões Norte e Nordeste. Os jornalistas também conhecerão as obras da nova usina Parnaíba V, projeto que está gerando emprego na região e fará novas contratações no Estado no pico das obras.

Fábrica de cloro - A Chlorum Solutions, por meio da Alliance Química, inaugura, dia 07 de novembro, em Codó, mais uma planta de produção de cloro álcalis. A unidade tem capacidade produtiva inicial de 12 toneladas de cloro equivalente por dia, produzirá hipoclorito de sódio, ácido clorídrico e soda cáustica. O empreendimento teve um investimento da ordem de R$ 45 milhões. A fábrica deve reduzir em mais de 1.300 km a distância que estes produtos percorrem hoje para chegar ao destino final.

Nenhum comentário: