11 de nov. de 2020

Conab estima para safra de grãos 2020/21 indica uma colheita de 5,4 milhões de toneladas no Maranhão

GIRO ECONÔMICO

A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra agrícola 2020/21 de grãos divulgada terça-feira (10) indica que o Maranhão terá uma colheita de 5,427 milhões de toneladas. De acordo com os números da estatal, a queda na produção se dá, apesar de um aumento de 1,9% da área plantada, que passou 1,600 milhões de hectares para 1,634 milhões. Houve, porém, uma queda na produtividade, que foi de 3.489 quilos por hectare na safra passada e nesta chegará a 3.320 quilos por hectare, ou seja, uma redução de 4,8%. 


As culturas de melhor desempenho são, por toneladas, as seguintes: algodão – 112,8 mil, arroz – 165,3 mil, feijão – 36,7 mil, milho – 1,966 milhão e soja – 3,165 milhões.

Para o Brasil, a estimativa é de uma produção de 268,9 milhões de toneladas de alimentos, que representa 11,9 milhões de toneladas ou 4,6 % a mais do que a da safra de 2019/2020. Em relação ao volume estimado no mês de outubro, houve aumento de 269 mil toneladas.

Casa da Indústria - Na próxima quarta-feira (18), o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, vem ao Maranhão para inaugurar, na região tocantina, a Casa da Indústria de Imperatriz, um moderno edifício de cinco andares, com espaços para funcionamento da Federação das Indústrias (Fiema) e órgãos vinculados: Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além de uma escola e uma clínica do Sesi.

Corrida do Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) está com inscrições abertas até dia 20 de novembro para o Circuito Sesc de Corridas, que nesta edição o circuito terá sua primeira etapa virtual. Para participar, o interessado deve fazer uma doação a partir de R$ 20,00 ao Mesa Brasil Sesc, que destinará toda a renda para compra de cestas básicas a serem distribuídas entrea instituições assistenciais cadastradas. A prova de 5km poderá ser realizada de 05 e 13 de dezembro. Mais informações também em www.sescma.com.br

CIEE Virtual - té esta sexta-feira (13), o Centro de Integração Empresa–Escola (CIEE) realiza a Expo CIEE Virtual, evento gratuito que ofertará premiações e vagas de estágios aos participantes. As programações estarão disponíveis 24 horas por dia e os inscritos poderão participar de vestibulares on-line, teste vocacional, acompanhar dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e fazer cursos gratuitos.


Uso do parequete - Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) tem intensificado a fiscalização do comércio de agrotóxicos nos municípios da Ilha de São Luís, com ênfase nos produtos a base do princípio ativo paraquate, que, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está com utilização e a comercialização poibidas em todo o país. O paraquate é um dos princípios ativos que compõem a formulação de agrotóxicos para controle de plantas daninhas e manejo do plantio direto.

Revista O Lojista - Já está disponível a nova edição da revista O Lojista, editada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), que tem como principais destaques as reportagens Pandemia x Black Friday; Parceria da CDL e Rede para beneficiar lojistas; Combate ao Racismo nas Empresas; Taxa Zero para abertura de empresas no Maranhão entre outros temas. A revista pode ser acessada pelo site: www.cdlsaoluis.org.br. Fica a dica, uma leitura imperdível para todos os lojistas e empreendedores, e o melhor, gratuitamente.


Nenhum comentário: