30 de nov. de 2020

Setor de serviços corresponde com mais de 70% da formação do Produto Interno Bruto do Maranhão

GIRO ECONÔMICO 

No último estudo sobre o Produto Interno Bruto (PIB) de 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão aparece como o estado do Nordeste que apresentou maior crescimento, com 2,9%, valor acima da média nacional, que ficou em 1,8%. Na composição setorial do estado, a Agropecuária corresponde com 8,94%, a Indústria 18,51% e o setor de Serviços 72,55%. 

Em Serviços, a atividade com maior peso econômico foi a administração pública (federal, estadual e municipal). Já o setor de serviços registrou crescimento no número de contratações, com mais de 34 mil no comércio; aumentaram as contratações na Administração Pública, com mais de 21 mil, além do incremento de 12,7% na massa salarial da Administração Pública (APU). 


No setor de Serviços, as atividades de Turismo, como hospedagem e alimentação, além das áreas de transporte, armazenagem e correio, com crescimentos reais de 7,2% e 8,2%, respectivamente, tiveram significativa contribuição para o bom desempenho do setor terciário. 

Transição na Prefeitura - Terá duração de apenas trinta dias o governo de transição para que a equipe do prefeito eleito Eduardo Braide (Podemos) possa conhecer a real situação em que se encontra a administração de São Luís. Neste domingo (29), logo após proclamação do resultado, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) telefonou ao sucessor e, além de parabenizá-lo pela vitória, colocou toda sua equipe à disposição para que sejam fornecidos os números sobre finanças, obras em andamento, convênios celebrados etc. 

Contratações do Paloma - Os Postos Paloma, maior rede de distribuição de combustíveis da Ilha, estão abrindo mais duas unidades em São Luís, na Avenida Eduardo Magalhães, na ligação do Cohafuma (Avenida Jerônimo de Albuquerque) e Calhau (Avenida dos Holandeses) e no Barra Mar, também na Avenida dos Holandeses, e com isto possibilitará o surgimento de cinquenta novos postos de trabalho para frentistas e outros empregados em postos. Os interessados podem enviar seus currículos para a sede da empresa, na Cohab-Anil, ao lado do Pop Center. 

Na solenidade de entrega da Casa da Indústria de Imperatriz,
o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI),
 Robson Braga, com o presidente da Federação das Indústrias
(Fiema), Edilson Baldez, o deputado estadual Rildo Amaral

Poluição eleitoral - O Ministério Público Eleitoral não gostou do que viu neste domingo (29), dia da eleição em segundo turno, no que diz respeito a poluição da cidade, por isto notificou os dois candidatos pela sujeira causada pelos seus militantes, que espalharam santinhos nas proximidades dos locais de votação, um tipo de propaganda que polui. 

Identidade Brasilis  - O Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc) lançou o projeto Identidade Brasilis, iniciativa cultural que visa A dar maior visibilidade às discussões sobre a ampliação da representatividade de negros e indígenas no Brasil. No Maranhão a programação será dia 05 de dezembro, às 17h, no Teatro Sesc, com a roda de conversa “Narrativas de resistência, arte e afetos” e apresentação musical da rapper e drag queen Enme Paixão. O evento presencial é apenas para convidados, mas será transmitido pelo Youtube.

Capacitação do IELO Instituto Euvaldo Lodi (IEL), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema), oferece uma ampla diversidade de cursos ofertados tanto na modalidade remota, in company ou presencial, voltados para a capacitação empresarial nas áreas de gestão, marketing, comunicação, planejamento, comportamento organizacional, inovação entre outros. Os cursos que, além de complementarem o currículo, agregam competências importantes para o profissional do século 21.   


Nenhum comentário: