26 de dez. de 2020

E se a Coronavac tivesse sido a segunda aposta do governo brasileiro para compra de uma vacina?

AQUILES EMIR

Fico imaginando como estaria sendo o debate na grande imprensa e nas postagens nas redes sociais pelos políticos preocupados com “a saúde do povo” e que, por isto também, se opõem a um presidente “genocida”, se o Governo Brasileiro, seguindo ensinamentos de engenheiros de obras prontas, tivesse feito uma segunda aposta para aquisição de vacina contra covid-19 firmando contrato com a chinesa Sinovac.

Certamente não faltariam críticas e denúncias diante do recuo de quarta-feira (23), quando os resultados deveriam ser apresentados, mas outra vez foi adiado, sabe-se lá por quê.

As especulações estariam sendo ainda maiores se, após a justificativa de adiamento ter sido uma imposição da fabricante chinesa, porque precisava apresentar em conjunto os números de todos os países onde o imunizante foi testado, a Turquia saiu na frente e apresentou 91% de eficácia nas testagens do seu país, a mesma vacina, produzida com a mesma matéria prima e seguindo os mesmos protocolos da Sinovac.

Muita gente certamente estaria fazendo cálculos do quanto daria para comprar a mais de AstraZeneca, Pfizer, Moderna, Sputnik V e outras vacinas disponíveis no mercado, mas a incompetência do atual governo fez com que milhões de dólares fossem jogados nos ralos.

Certamente muita gente estaria fazenda a comparação também do que vez a Turquia e o Brasil não levou em conta.

Como a Coronavac foi contratada pelo governador de São Paulo, João Doria, o que mais obedece a Ciência e a Medicina, o assunto vem sendo tratado com uma exagerada dose de frustração não admitida, pois não se tem comprovação da eficácia desse medicamento, e ainda assim não faltam cobrança para o início imediato de uma vacinação, se possível compulsoriamente, mesmo não havendo no órgão regulador, no caso a Anvisa, um pedido sequer para registro de imunizante.

O discurso agora está centrado no fato de 15 países já estarem vacinando, dentre eles Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, México e Costa Rica, Inglaterra, Rússia, Suíça, Sérvia, Arábia Saudita e Israel. Enquanto o Brasil, somente em janeiro, pelas estimativas mais otimistas.

Além do Brasil, é bom que se diga, sem comemorar, ainda não aderiram à vacinação, países da União Europeia, Japão, Coreia (do Norte e do Sul), Venezuela, Colômbia, Paraguai, Uruguai, todo o continente africano, Oceania (Austrália e Nova Zelândia) e muitos outros, mas o problema é o Brasil.

Além do retardo do início da vacinação, da falta de visão, o governo brasileiro vem sendo cobrado também pelo alto número de mortes por covid-19, devendo chegar no máximo na primeira semana de janeiro à horrível marca de 200 mil. Um vexame, mas a contagem é injusta, pois temos um presidente, 27 governadores e mais de 5,4 mil prefeitos e somente uma pessoa é culpada por esta estatística, embora todos eles tenham sido autorizados pela Suprema Corte Brasileira a adotarem as medidas que achassem mais convenientes para proteger suas populações.

O Brasil precisa de medidas protetivas, precisa de remédios, vacina e de vacinação, mas precisa, principalmente, de menos política onde a Ciência deveria se impor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já são mais de 40 países vacinando a população no mundo. Uma pergunta: por que nenhum deles está usando a Coronavac??????/

Polistyca disse...

E a "Copa das Copas®" do PT®? No lugar de se construir hospital, construiu-se prédios inúteis!

Somente frios slogans (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”. Ou: “Skol®: a Cerveja que desce RedondO”. Também: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Só, e somente só, signos desubstancializados. Sem corporeidade. Não há nada a ver com um projeto de Nação.

Eis aí a superficialidade do PT® e do PETISMO®:
Signos sem substância. Descorporificados. Propaganda pura:

0. “Pronatec©”
1. “Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
2. “Coração Valente©” (super fake)
3. “A Copa das Copas®”
4. “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkk]
5. “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
6. “Lula Livre®”
7. “Fora Temer©”
8. “Ocupa Tudo®”
9. “Foi Golpe®”
10. “®eleição sem Lula™ é fraude” [kuá!, kuá!].
11. “O Brasil Feliz de Novo®” (fake)
12. “Fica Querida©”
13. “Ele não®”.
14. “Minha Casa, Minha Vida©”
15. “Saúde não tem preço®”
16. “Haddad® agora é verde-amarelo®” [rsrs].
17. “Bolsa Família®”
18. “LUZ para todos™”(kkk).
19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
20. “Água para todos©” (é mesmo?)
21. “Mais Médicos®”,
22. PT® = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
23. “Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
24. “bela, recatada e do lar®” PT é uma piada ridícula!
25. “Rede cegonha©”
26. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.

PT© é amante do vigarismo e hiper aderente ao picaretismo.

Vive de ótimos e CALCULADOS mitos propagandísticos.
E consumir um produto, sem necessidade de ter dinheiro. Consumir o partido. Consumir o PT™.
Simulacro, não tem uma representação.
O tal de: “me engana que eu compro”. PT® e PCdoB são o Kitsch políticos. Bregas e barangos. Nivelam tudo por baixo. A arte, a cultura e a educação. Sobretudo a educação de gurias e guri do Brasil todo.