7 de dez. de 2020

Estabelecimentos comerciais podem funcionar em São Luís nesta terça, feriado de Nossa Senhora da Conceição

GIRO ECONÔMICO

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), em nota distribuída no fim de semana, informou que nesta terça–feira (08), feriado de Nossa Senhora da Conceição, o comércio de São Luís poderá funcionar normalmente, das 08h às 18h, para as lojas de rua, e das 10h às 22h, para as lojas localizadas em shopping centers. 

As lojas que funcionarem nesse feriado deverão estar atentas para as obrigações, como pagar hora extra de 100% sobre o valor da hora normal e mais uma gratificação de R$ 60,00 ao empregado, além de recolher uma taxa de R$ 10,00, por trabalhador convocado, em favor do Sindicato dos Comerciários.

As normas para funcionamento do comércio em datas especiais foram definidas em convenção trabalhista firmado entre o Sindicato dos Comerciários e a Federação do Comércio (Fecomércio) e a permissão para a abertura das empresas nesta terça visa a não prejudicar as vendas com vistas às festas de Natal e Ano Novo. 

Senac em Codó - O prefeito eleito de Codó, Dr. José Francisco, reuniu-se, quinta-feira passada, dia 03, com a diretoria regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para que seja enviada para o seu município, no primeiro semestre de 2021, uma carreta-escola a fim de oferecer cursos de capacitação profissional gratuitos a jovens que estão se preparando para ingressar no mercado do trabalho ou queiram progredir dentro da empresa com aprimoramento de conhecimento em gestão, tecnologia etc. 


Indústria aeroespacial - O Grupo de Trabalho Pensar o Maranhão da Federação das Indústrias (Fiema), coordenado, por Luiz Fernando Renner, promoveu reunião com a presença do reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia, que falou sobre "A importância do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no desenvolvimento da indústria espacial brasileira". Anderson sinalizou com uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) visando à preparação de mão de obra especializado para o setor aeroespacial. 


O prefeito eleito de Codó, José Francisco, com o diretor
regional do Senac, José Ahirton Lopes (E), negociando
envio de carreta-escola ao município em 2021 a fim de
capacitar jovens para o mercado de trabalho
Centro Cultural Vale - O Centro Cultural Vale Maranhão divulgou a relação das propostas aprovadas pelo edital Ocupa CCVM, que foram enviadas por artistas de 11 estados, e dentre elas há apresentações de canto e artes visuais/audiovisual indígenas, de artistas populares, dentre outras linguagens contempladas. 

Leia mais
Vale divulga selecionados do Edital Ocupa CCVM 2020 – Fomento às Artes do seu Centro Cultural no Maranhão

Jovem Aprendiz - A Petrobras está com processo seletivo aberto para contratação de 236 jovens aprendizes para o novo modelo do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA). Os aprovados no processo seletivo irão receber aulas de capacitação e vão desenvolver as atividades práticas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As vagas são para diversas localidades do Brasil e as inscrições estão abertas desde o dia 03 de dezembro e seguem até o próximo dia 12, pela internet, no site da Petrobras

Leia mais
Capacitação da Petrobras oferece oportunidades pelo programa Jovem Aprendiz

Festival do Babaçu - Neste domingo (06), quebradeiras de coco de Pedrinhas, em Itapecuru-Mirim, participaram do Festival Fartura Gastronômica du Brasil. A iniciativa faz parte do Festival Fartura Gastronomia do Brasil com o objetivo de discutir possibilidades gastronômicas do coco babaçu. Para Rafael Bruno, este ano o festival inovou com a Mercearia do Fartura, que apresentou pequenos produtores de todo Brasil. O babaçu é um símbolo da gastronomia maranhense que tem como protagonistas as extrativistas.

Nenhum comentário: