16 de dez. de 2020

Senar capacita técnicos de campo no Maranhão para atuarem nas ações do programa Agronordeste

GIRO ECONÔMICO

O Serviço Nacional de Apendizagem Rual (Senar) capacitou 28 técnicos de campo -agrônomo, veterinário, zootecnista, engenheiro agrícola, engenheiro de pesca e técnico agropecuário - para atuarem dentro do programa Agronordeste nas diversas regiões do Maranhão como adoção da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Uma das principais ações da entidade, atualmente, é levar assistência técnica aos produtores rurais selecionados pelos programas de fomento a essa política agrícola de apoio à produção. 

O processo envolve desde o diagnóstico individualizado de cada propriedade, até a concretização das transformações tecnológicas programadas para serem implementadas.A assistência técnica e gerencial (ATeG) ao produtor rural é uma iniciativa que vem sendo realizada desde 2014. São quatro os programas que se encontram em desenvolvimento e um deles é o Agronordeste.

O Agronordeste é um programa do Governo Federal para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região Nordeste e do norte de Minas Gerais, dividido em 12 Territórios, com uma população rural de 1,7 milhão de pessoas.

Construção Civil - A MRV anuncia para 2021 um investimento de R$ 68,5 milhões em São Luís, onde construirá os condomínios Cidade de Berlim, no bairro da Alemanha, e Casa de Bourbom, no bairro do Turu. Segundo Alessandro da Silva, diretor comercial da construtora, com essas obras ganharão os clientes e a sociedade como um todo, pois vão implicar em melhorias urbanísticas para a cidade. Ele diz também que os investimentos possibilitarão o surgimento de 200 novos empregos diretos na capital maranhense.
Empoderamento feminino - O Serviço Social do Comércio (Sesc), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecomércio), realiza na próxima segunda-feira (21), o Webinar Empoderamento Feminino com Rebeca Alexandre, chefe do Núcleo de Autonomia Econômica da Secretaria de Estado da Mulher, no dia 21 de dezembro pela plataforma Microsoft Teams, a partir das 16h30. Para participar, é preciso se inscrever- até esta quinta-feira (17) pelo link https://forms.gle/ikmoh921kDs2ExP37.

Concessões renovadas - Está prorrogada a concessão das duas ferrovias administradas pela Vale: a Carajás, que interliga a Serra de Carajás, no Pará, ao Porto do Itaqui, no Maranhão, e Vitórias e Minas, que interliga os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.


Recondução no TCE - O conselheiro Nonato Lago foi reconduzido nesta quarta-feira (16) à presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Junto com ele, foram reconduzidos a seus cargos o vice-presidente Washington Oliveira (vice-presidente), José Ribamar Caldas Furtado (corregedor) e Álvaro César Ferreira (ouvidor). O presidente reeleito, após proclamação do resultado, disse que vai continuar lutando para as ações do TCE se traduzam em mais garantias de boa aplicação dos recursos públicos pelos gestores estaduais e municipais.

Shopping da Ilha - A partir desta quinta-feira (17), o Shopping da Ilha, localizado no Maranhão Novo, passa a adotar um novo horário de funcionamento, com início às 09h e encerramento às 23h, todos os dias, até o Natal. São duas horas a mais para que o consumidor possa fazer suas compras com tranquilidade e segurança. "A ideia é garantir tranquilidade ao consumidor e, principalmente, evitando aglomeração, cumprindo todo o protocolo de segurança sanitária", afirmou a gerente de marketing, Elirdes Costa.

Nenhum comentário: