20 de jan. de 2021

Fiema faz alerta aos empresários do setor industrial sobre prazo para o pagamento da contribuição sindical

GIRO DE QUINTA 

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) alerta as empresas industriais do Estado que o prazo de recolhimento da Contribuição Sindical de 2021 encerra no próximo dia 31 de janeiro, conforme previsto nos artigos 578 a 591 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A arrecadação é feita por meio de boleto bancário encaminhado as empresas pelos Correios e pago, em qualquer agência bancária ou casa lotérica, com prazo de vencimento até sexta, 29 de janeiro. 

Vale ressaltar que depois desse prazo, haverá cobrança de multa e juros. Por meio dos sindicatos patronais, as indústrias que estão com a contribuição em dia contam com o apoio da FIEMA, no que tange à defesa de interesses do setor nas áreas tributária, jurídica, legislativa, econômica, dentre outras.

As empresas e seus colaboradores também têm acesso aos serviços nas áreas de educação, saúde, lazer, informação e tecnologia oferecidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), instituições ligadas ao Sistema FIEMA. 

Contratação de engenheiro - O Serviço Social do Comércio do Maranhão (Sesc-MA), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecomércio) está com processo seletivo aberto para contrata de engenheiro civil por prazo determinado. As inscrições começam nesta quarta-feira (20) e se estendem até esta sexta-feira (22) e devem ser enviadas pelo e-mail selecao@ma.sesc.com.br, mas para concluir o cadastro, os candidatos devem se dirigir à administração do órgão, no Edifício da Fecomércio, na Avenida dos Holandeses (Calhau). 

Produção de alumina - O Consórcio Alumar aumentou em 4 6% a produção de alumina em 2020, quando atingiu a marca de 3,850 milhões de toneladas, na comparação com 2019. O desempenho equivale a 10,514 mil toneladas/dia de produção. Ainda de acordo com os números da empresa. Já o Porto Alumar atingiu recorde histórico, elevando para 15,3 milhões de toneladas de carga movimentada. O gerente da Refinaria, Giuliano Siqueira, atribui os resultados ao empenho dos funcionários e colaboradores. que não se deixaram abater frente aos desafios da pandemia da Covid-19.


Na solenidade de entrega de prêmios da Campanha de 
Natal da CDL e Associação Comercial, Cristiano 
Fernandes (presidenta da ACM), Jaciene 
Barbosa (premiada com um carro), Fábio 
Ribeiro (presidente da CDL) e 
Luís Fernando Câmara
Incêndio no porto da Vale - O incêndio no píer 4S no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, quinta-feira (14), pode impactar a capacidade de embarque de minério de ferro da empresa. Ponta da Madeira é um dos principais ativos da Vale e um dos mais importantes terminais de carregamento de ferro e manganês do mundo, por onde é escoado o minério de Carajás. 

Posse na Amasp - O empresário Manoel Antônio de Souza Barbosa toma posse nesta quinta-feira (21) na presidência da Associação Maranhense de Supermercadistas (Amasp), em solenidade a ser realizada no Centro de Convenções da Federação do Comércio do Estado do Maranhão (Fecomércio). Ele sucede a Antônio Iris de Oliveira e o seu mandato vai até dezembro do próximo ano. Devido as protocolos de segurança sanitária, o evento manterá o distanciamento e exigirá medidas protetivas, como uso de máscaras. 

Premiação de lojistas  - Seis clientes do comércio de São Luís foram sorteados na campanha “Natal Show de Prêmios 2020”, realizada em conjunto pela Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís e Associação Comercial do Maranhão com vistas a incentivar as vendas nas últimas semanas de 2020. O prêmio maior, um automóvel Fiat Argo 0Km, saiu para Amanda Maciel Castro; as 5 TV´s de 50`para Frederico Carneiro Fonteneles, Rivando de Oliveira Silva, Antônio Rodrigues dos Santos, Vera Lúcia Silva Santos e Jaciane Alves Barbosa.

Nenhum comentário: