8 de fev. de 2021

CDL orienta empresários sobre normas de segurança nas lojas comerciais durante o período que antecede carnaval

GIRO ECONÔMICO

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Luís está reforçando a orientação aos lojistas sobre a necessidade de seguirem todos os protocolos sanitários, visando a preservar a vida de clientes e funcionários e combater a Covid-19. Dentre as medidas, evitar aglomerações e limitar o número de pessoas nas lojas; medição de temperatura na entrada; higienização redobrada especialmente nas lojas, uso de máscaras obrigatório para todos e disponibilização de álcool em gel para clientes e funcionários são medidas que devem ser adotadas por todos e que podem salvar vidas, e também preservar a economia. 

O comércio, segundo o presidente da CDL, Fábio Ribeiro, precisa ser responsável, mas também apelamos para que a população seja consciente e colabore para evitar aglomerações; seguir os protocolos e se programar para ir às compras.

“Com empenho de todas as partes, e também contando com o apoio das autoridades podemos vencer essa pandemia, preservando vidas humanas que devem ser sempre a prioridade. Não é hora de relaxar nos cuidados”, declarou o presidente da CDL SLZ Fábio Ribeiro.

Combustíveis - O presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis), Leopoldo Santos, acha que dificilmente a sugestão do presidente Jair Bolsonaro para cobrança de ICMS sobre o valor do litro nas refinarias será aplicados, pois os estados não querem perder receita, mas acha que a sugestão é justa, e mais: o presidente pode estar provocando um grande debate que pode resolver de uma vez por todas essa briga sobre quem paga quanto de imposto.

Cursos do Senac - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), pelo Curso Básico em Corte e Costura, oportunizou aos 18 participantes entrar no mercado de trabalho. A capacitação possibilitou o aprendizado de procedimentos básicos de costura e acabamento de peças do vestuário. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se cortes das peças em tecidos planos, montagem de peças e o manuseio de máquinas de costura, confeccionando e aplicando acabamentos adequados às necessidades do tecido e modelo.

No encontro para debater as ações do Centro
Espacial de Alcântara, sexta-feira (05), na
Federação das Indústrias, o prefeito de São Luís,
Eduardo Braide; o ministro Marcos Pontes; o
vice-governador Carlos Brandão e o presidente
da Fiema, Edilson Baldez
Fora da política - O ex-governador José Reinaldo Tavares se sente tão realizado com o trabalho desenvolvido como consultor da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) que não cogita disputar nenhum cargo eletivo na eleição de 2022.

Orçamento federal - O deputado federal Hildo Rocha (MDB) diz que o Congresso Nacional precisa aprovar, com urgência, o Orçamento de 2021, pois, sem ele, as ações do governo ficam extremamente limitadas. “A falta do orçamento restringe os investimentos públicos, o governo pode fazer apenas pagamentos de algumas despesas consideradas essenciais, é o que diz a Legislação Federal”, enfatizando, que investimentos públicos são fundamentais para desenvolver do país e para a melhoria dos serviços públicos.

Críticas ao CEA - O deputado Gastão Vieira (Pros), que sempre se destacou como um parlamentar que defende as boas causas, surpreendeu ao criticar o projeto do Centro Espacial de Alcântara (CEA) após reunião, sexta-feira (05), do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, com representantes do Governo do Estado, prefeituras de São Luís e Alcântara e iniciativa privada. Em postagem na sua conta no Twitter, disse o parlamentar: "muita conversa e papel, muita futurologia, e ação prática nenhuma".

Nenhum comentário: