3 de fev. de 2021

Chuvas favorecem culturas de verão na análise do primeiro Boletim de Monitoramento elaborado pela Conab

GIRO DE ECONÔMICO

O primeiro Boletim de Monitoramento Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra os efeitos positivos das primeiras chuvas do ano nas culturas de verão da safra 2021 de grãos. Em quase todas as regiões, houve favorecimento dos cultivos que se encontram majoritariamente em floração e enchimento de grãos. Os maiores volumes, segundo o estudo, ocorreram em Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará e Rondônia. 

No Rio Grande do Sul e em partes da Bahia, por exemplo, houve uma melhora no final desse período, enquanto na região do Matopiba (integrada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), houve períodos com pouca ou nenhuma precipitação, principalmente em partes do sudoeste do Piauí e do oeste da Bahia.

O Boletim de Monitoramento Agrícola constitui-se em um produto de apoio às estimativas de safra, análises de mercado e gestão de estoques da Conab.

Agência desenvolvimento - O empresário e educador Felipe Mussalém, ex-presidente da Associação Comercial do Maranhão, vai ocupar o cargo de presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), que vai gerenciar as políticas públicas de desenvolvimento, geração de emprego, renda, parcerias público-privada e atração de investimentos para São Luís. “Tinha vontade de devolver para a cidade as oportunidades que ela deu a mim e à minha família”, disse Mussalém ao comemorar a nomeação.

Cursos do Senac - Em março, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecomércio), deve deslocar para Alto Alegre do Maranhão uma carreta escola para realização de cursos profissionalizantes. O entendimento neste sentido foi firmado semana passada entre a prefeita Nilselene Santana Almeida, e o diretor regional do órgão, José Ahirton Lopes. Segundo a gestora pública, sua região é muito carente de capacitação para preparar jovens ao mercado de trabalho.

O empresário Edilson Baldez foi homenageado pela
passagem do seu aniversário por funcionários e diretores
da Fiema, bem como familiares e poucos convidados
Secretário adjunto - O ex-vereador Ivaldo Rodrigues parece ter se firmado como uma das maiores autoridades em assuntos rurais, tanto que foi convidado para assumir uma secretária adjunta na Pasta de Agricultura Familiar comandada pelo advogado Rodrigo Lago.

Sem carnaval - O setor de hotelaria vai ter que se reinventar mais uma vez depois do anúncio do governador Flávio Dino de que não será decretado ponto facultativo no período em que seria realizado carnaval, pois isto significa queda no número de hóspedes, com a não vinda de pessoas tanto para se divertir quanto para se descansar. A esperança é o fluxo de pessoas que, independentemente de ponto facultativo ou não, vai viajar ou mesmo, mesmo estando na cidade, preferirá uns dias de descanso num hotel.

Recrutamento do IEL - O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), está disponibilizando 41 vagas de estágio para estudantes do ensino superior dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Pedagogia. As oportunidades são para as cidades de São Luís e Arari. O valor da bolsa ofertada pelas empresas e instituições varia de R$ 465,00 a R$ 697,50 e os candidatos devem ter cadastro atualizado no Sistema Nacional de Estágio (SNE).

Nenhum comentário: