18 de mar. de 2021

Cbic comemora aumento na oferta de empregos na construção, o que não se refletiu no Maranhão

GIRO ECONÔMICO

O setor da Construção Civil gerou 43.498 novos postos de trabalho com carteira assinada em janeiro, conforme os dados do Novo Caged, divulgados nesta terça-feira (16) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. 

“Mesmo considerando todas as dificuldades impostas ao seu processo produtivo, como o aumento exagerado no preço dos insumos e o desabastecimento, a construção surpreendeu e registrou, em seu mercado de trabalho, o segundo melhor resultado para um mês de janeiro nos últimos 30 anos”, afirma a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos. Esse foi o segundo melhor resultado para janeiro desde o início da série histórica do Caged, em 1992.

No Maranhão, o desempenho do setor, no entanto, foi negativo, pois foram 2.150 contratações e 3.141 demissões, gerando um saldo negativo 991.

Prestação de contas - O Tribunal de Contas do Estado (TCE) prorrogou o prazo para apresentação das prestações de contas relativas ao exercício de 2020 pelos gestores públicos estaduais e municipais, que têm agora como data final para cumprimento da exigência o dia 03 de maio de 2021. O presidente da Corte de Contas, Nonato Lago, também prorrogou até 30 de março, o regime de trabalho 100% à distância, medida que leva em consideração a evolução do quadro da pandemia no Estado e segue às ações adotadas pelo governo.

Enfermeiros do covid - O Hospital São Luís, do Grupo Mercúrio, que presta atendimento exclusivo aos servidores estaduais contribuintes do FUNBEN, está com vagas abertas para contratar profissionais de Enfermagem destinados ao tratamento de pacientes de UTI Covid19. Os currículos, em caráter de urgência, devem ser enviados até esta quinta–feira (18) para o email: trabalheconosco@hospitalsaoluiz.net, colocando como assunto da mensagem “expansão e a área - enfermeiro ou técnico de enfermagem”.

Presidente da Federação das Indústrias (Fiema) e diretor
regional do Sesi, Edilson Baldez, com o diretor
superintendente regional do Sesi, Diogo Lima (D),
entregando troféu a participantes
dos jogos de vôlei de areia do Sesi
Defesa da Vale - A Vale divulgou nesta terça-feira (16) resposta à “Carta Aberta aos Acionistas da Vale”, um documento produzido por fundos de investimentos e outros detentores de ações que se autodenominaram “acionistas da Vale há anos”. A empresa negou problemas de governança.

Emprego da indústria - De 23 a 25 de março,representantes do setor industrial estarão reunidos na Feira de Talentos Contrate-me, evento on-line e gratuito voltado para atrair profissionais interessados nas oportunidades de emprego. Promovida pelo departamento nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a feira tem apoio de 15 departamentos regionais do órgão, incluindo o do Maranhão. O evento pode ser acompanhado no endereço https://www.mundosenai.com.br/contrate-me.

Ferrovia Norte-Sul - O deputado Hildo Rocha (MDB), em pronunciamento na Câmara Federal, destacou a conclusão de mais um trecho da Ferrovia Norte-Sul. Trata-se de mais 172 quilômetros ligando a cidade de São Simão, em Goiás, à Estrela d'Oeste, em São Paulo. O parlamentar lembrou que o empreendimento foi iniciado no governo de José Sarney, e na época recebeu muitas críticas. “Tenho certeza de que o ex-presidente Sarney, e o Ministro dos Transportes à época, José Reinaldo Tavares, estavam corretos”.

 


Nenhum comentário: