22 de mar. de 2021

Embrapa e Banco do Nordeste realizam palestra on-line com foco na bovinocultura de leite no Maranhão

GIRO ECONÔMICO

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Banco do Nordeste realizam, nesta terça-feira (23), a palestra on-line “Programa Balde Cheio: Ações e atividades desenvolvidas no Maranhão e no Nordeste”. A iniciativa tem o objetivo de levar informações e estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva da bovinocultura de leite no Estado. O evento será transmitido pelo canal da Embrapa no YouTube, a partir das 15h.


A palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo Artur Chinelato, que é pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste e criador e coordenador do Programa Balde Cheio. Reconhecido por sua execução em todo o território nacional, e atualmente em outros países da América do Sul, o Balde Cheio visa a transferência de tecnologias para produtores rurais com foco no aumento da produtividade leiteira, a partir de capacitações, palestras e articulações institucionais para promoção da atividade produtiva.

Os participantes da palestra também contarão com orientações sobre oportunidades de acesso ao crédito e à assistência técnica integrada, oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, o Prodeter.

Lei do gás - A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) comemora a aprovação da Nova Lei do Gás Natural. Com a abertura do mercado de gás natural, estima-se que 4 milhões de novos empregos serão criados, haverá aumento da capacidade de produção e expansão da infraestrutura, sem necessidade de repassar custos à população. Além disso, há uma mobilização de investimentos anuais na ordem de R$ 60 bilhões/ano no setor de gás, redução em até 50% no preço para indústrias, e de até 30% no botijão de gás de cozinha.

Reconhecimento ao Senai - O diretor regional do Senai-MA, Raimundo Campelo, recebeu ofício do diretor geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, parabenizando o órgão pelo desempenho do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) de Açailândia, que alcançou o segundo lugar na categoria veteranos, no desafio Valorize EAD, com a participação da Equipe Alta Pressão. A unidade registrou aumento de 100% no número de matrículas pagas no período de seis meses do desafio que contou com 46 equipes de 15 estados.

Da esquerda para a direita: o engenheiro Luís Felipe
Borges, a diretora de Educação Profissional Daniela
Nogueira; o diretor regional, Ahirton Lopes;
o diretor de Planejamento, Finanças e Orçamento,
José AlexandreJúnior; a ouvidora Maria Leuda
Lima; a controladora interna Elaine Bluhm; e a
assessora de comunicação do Senac, Andréa Barrosdo,
todos do Comitê do Programa Ecos
Leitos de UTI - O Hospital Universitário Presidente Dutra foi um dos mais contemplados com novos leitos de UTI para tratamento de infectados por covi-19. O Ministério da Saúde autorizou mais dez, aumentando pata vinte, ou seja, um aumento de 100%.

Circuito BB Agro - O Banco do Brasil deu início nesta segunda-feira (22) ao Circuito Virtual Agro de 2021, com o objetivo de levar aos clientes as condições especiais disponibilizadas nos circuitos tradicionais de feiras agropecuárias, que estão suspensos desde o ano passado em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O movimento é dividido em cinco etapas e seguirá com programação especializada até o fim do ano. A proposta reforça a estratégia de adaptação e inovação que o BB adotou deste o início da crise.

Imortalidades - O presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), empresário Carlos Gaspar, anuncia para abril a abertura dos processos eleitorais para escolha de três novos membros, que vão suceder Waldemiro Viana, Milson Coutinho e Sálvio Dino, falecidos ano passado. Pela estimativa de Gaspar, até o final de julho todas as cadeiras estarão preenchidas e serão marcadas as posses, preferencialmente para um momento em que haverá o mínimo de segurança para um evento presencial.

Nenhum comentário: