8 de mar. de 2021

Ministério do Meio Ambiente cria comissão para analisar uso do óleo de babaçu pela indústria de cosméticos

GIRO ECONÔMICO

O Ministério do Meio Ambiente por meio do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen) publicou no último dia 5 de março uma deliberação que cria a Câmara Temática, em caráter temporário, com a atribuição de apresentar ao Plenário do CGen proposta normativa quanto ao uso do óleo de babaçu para produção de sabões e produtos de limpeza, no âmbito da legislação de acesso e repartição de benefícios.

O prazo é de 180 dias e a Câmara Temática será composta por 12 (doze) membros, sendo 6 (seis) indicados pelos conselheiros do Plenário do CGen representantes de órgãos e entidades da Administração Pública Federal, 3 (três) indicados pelos conselheiros do Plenário do CGen representantes da Academia e do setor empresarial e 3 (três) indicados pelos conselheiros do Plenário do CGen representantes de populações indígenas, comunidades tradicionais e agricultores tradicionais. A Coordenação da Câmara Temática será exercida pelo representante indicado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para o vice-presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Óleos Vegetais e de Produtos Químicos e Farmacêuticos no Estado do Maranhão (SINDÓLEO) e presidente do Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da FIEMA, Luiz Fernando Coimbra Renner, essa medida é fundamental para o setor e já poderia ter sido tomada há mais de um ano, visto que foi uma decisão do plenário do CGen de 4/12/19.

Potencial de Alcântara - O Grupo Pensar o Maranhão, coordenado pela Federação das Indústrias (Fiema), realizou, terça e quarta-feira da semana passada, uma visita técnica ao município de Alcântara para conhecer o potencial do município para receber investimentos do Centro Espacial de Alcântara (CEA). Para a coordenadora regional da Agência Espacial Brasileira (AEB) no Maranhão, Thaís Durans Abreu. Foi uma importante oportunidade para alinhamento das ações entre o poder público e a iniciativa privada.

Roseana candidata - A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) está mesmo disposta a reconquista um mandato eletivo e planeja em 2022 concorrer, provavelmente, a deputada federal. Nova adepta do Tik Tok, ela disse que pelas redes sociais vem conseguindo se apresentar à sociedade para desfazer a imagem que ficou marcada em seu período como governadora, pois, de tanto exigir o cumprimento rigoroso do orçamento do Estado, ficou com a fama de durona, de quem só sabia dizer não.

No encontro com os membros do Pensar Maranhão,
Padre William, prefeito de Alcântara, fala do potencial
do seu município, Alcântara, para receber investimentos
do Centro Espacial

Vendas de seminovos - No Brasil, foram transacionados, em fevereiro, 1.188.887 veículos, numa alta de 2,49% sobre janeiro e de 16,83% sobre o mesmo mês do ano passado. Para os segmentos de automóveis e comerciais leves, as transações apresentaram alta de 15,10%, em fevereiro/2021, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram negociadas 876.306 unidades, contra 761.333 unidades, em fevereiro de 2020. Em relação a janeiro, quando foram comercializadas 869.169 unidades, houve alta de 0,82%.

Promoção da Valparaíso - O Valparaíso montou uma ação para homenagear as mulheres não apenas no seu dia, mas durante toda semana com descontos e concorrendo a uma viagem à Chapada das Mesas, em Carolina, devendo o sorteio ser entre as clientes que frequentarem o estabelecimento entre os dias 10 a 13 deste mês. Além do sorteio, acesso estará por preço mais acessível: R$ 20,00. A parceria da viagem é com a Top Tour Viagens & Turismo, que garante gratuidade da passagem à hospedagem.


Nenhum comentário: