9 de jun. de 2021

Programa do Senar ajuda a modernizar e diversificar produção de vacina na região tocantina maranhense

GIRO ECONÔMICO

A Fazenda Cockalim, no município de Buritirana, na região tocantina, vem obtendo aumentando e variação na sua produção, desde que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) entrou na propriedade com o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O casal Allen Cristine de Sousa e José Nilton Guedes diz que o desempenho da equipe de ATeG elevou, sobremaneira, a produção de leite. 


De acordo com o técnico Felipe Carvalho, as tecnologias implantadas na propriedade foram gerenciamento de receitas e despesas, Utilização de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), cursos e treinamentos, implantação de novas ordenhas ao dia, utilização de ordenhadeira mecânica, uso de silagem, uso de concentrado protéico-energético e a compra coletiva de insumos.

“Antes do Senar, a produção chegava a 21.500 litros anuais e depois atingiu 28.548 litros/ano. Também foi observado a percentagem de vacas em lactação, tendo sido alterado de 61% para 74% em apenas um ano”, destaca Carvalho.

Abates no Maranhão - O Maranhão registrou, no primeiro trimestre deste ano, um total de 127.723 reses de bovinos abatidas, o que representa uma queda de 17,6% na comparação com 154.929 do mesmo período de 2020. Já na comparação com o último trimestre do ano passado, houve um aumento de 4,4% frente aos 122.395 abates. Já com relação aos suínos, os abates do primeiro trimestre foram 5.420, ou seja, 91,2% a mais do que as 2.829 no primeiro trimestre de 2020 e a mais do que as 2.098 do último trimestre do ano passado.

Estágio na Vale - Estudantes universitários de Engenharias, Geologia, Administração, Comunicação, Psicologia, Direito e Economia têm até 05 de julho para se inscreverem no Programa de Estágio 2021 da Vale que reserva 900 vagas em diversas cidades nos estados de Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro. Para o Maranhão, estão sendo destinadas 95 vagas, que serão distribuídas entre os municípios de São Luís, Açailândia e Santa Inês, onde a empresa concentra suas atividades.

O empresário Francisco Rocha, proprietário da indústria
de bebidas Psiu, comemorando a chegada da vacina contra
covid-19 para os funcionários da sua empresa
Turismo em Barreirinhas - A Secretaria Estadual do Turismo está com as inscrições abertas até 28 de junho para o primeiro módulo do curso de Boas Práticas de Segurança no Turismo. A capacitação é gratuita e voltada aos profissionais que atuam na linha de frente do turismo no município de Barreirinhas.

Semana da Ecologia - Com a ação Dia D do Descarte Eletrônico, em que serão recolhidos celulares, monitores de computador, baterias, notebooks, peças de computadores, impressoras, câmeras fotográficas etc, pelo Eco Ponto montado na sede da Fecomércio, será encerrada nesta sexta-feira (11), a programação da Semana de Meio Ambiente, realizada pela Federação do Comércio, em parcerias com Sesc e Senac. Nesta quinta, haverá, às 15h30, a live “Práticas Sustentáveis na Coquetelaria” e será exibido, às 14h, o vídeo Mesa Brasil: Dicas de Nutrição e Sustentabilidade.

Balaio de Sotaques - A festança de São João deste ano no Maranhão continua suspensa devido à pandemia de coronavírus, mas o Serviço Social do Comércio (Sesc), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecomércio), mantém a programação do seu mais tradicional evento, o Balaio de Sotaques, que preparou uma animada programação com apresentações musicais, lives, vídeos performances, debates, espetáculos de dança, contações de histórias e oficinas que acontece de 9 a 24 de junho nas redes sociais.

Nenhum comentário: