28 de jun. de 2021

Sondagem da CNI constata bom desempenho da indústria no Maranhão no mês de maio

GIRO ECONÔMICO

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou semana passada a Sondagem da Indústria referente a maio, com 52,8 pontos, melhor resultado desde 2017 no país. O Maranhão registrou 54,2 pontos percentuais, muito positivo, se considerado que, em maio do ano anterior, a pontuação foi de 37,8. Já o indicador referente a volume de empregados apresentou 54,2 pontos em maio contra 46,9 do ano passado. Isto ratifica os saldos positivos no emprego formal que, desde fevereiro, vêm sendo registrados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A expectativa para os próximos seis meses é positiva. Na demanda, marca-se 58 pontos, diferente da registrada em 2020 (38,8 pontos), o mesmo acontecendo com as compras de matérias primas, cuja pontuação subiu para 60,8 (em 2020, era de 40,2).

“De um modo geral, nenhum dos indicadores da sondagem industrial apresentou pontuação inferior a 50 pontos, o que é um sinal positivo de retomada do crescimento”, destaca o economista José Henrique Polary, da Federação das Indústrias.

Cursos de férias - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está com inscrições abertas no Maranhão para cursos de férias, que são oportunidades para aprimoramento de conhecimentos, estão com 50% de desconto. As turmas devem começar dia 05 de julho na unidades de São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal, Santa Inês, Pinheiro, Balsas e Timon. Os interessados podem se matricular no endereço eletrônico http://www.ma.senac.br/2021/06/matriculas-abertas-programacao-de-ferias-2021-com-desconto-de-50-em-cursos/

Educação em Finanças - Educação financeira para mulheres com pouco ou nenhum conhecimento em finanças é tema de curso on-line e gratuito que pretende capacitar 10 mil mulheres para gerirem sua vida financeira com independência. O curso será realizado de 1º de julho e 06 de agosto, com módulos com duração de uma hora. As aulas serão liberadas às 08h das segundas-feiras e serão ministradas por Aline Rezende, CEO da PouPay+, que possui experiência em carreira, empreendedorismo, coaching e inteligência emocional. Mais detalhes em www.maranhaohoje.com

O vice-governador Carlos Brandão (PSDB) cumprimentando
 jovens recrutados pelo Comercial Menezes, pelo Programa
Emprego Jovem, que dá a primeira experiência de trabalho
a quem se candidatar ao mercado de trabalho
Milionário de Pinheiro - O assunto mais comentado em Pinheiro neste fim de semana não poderia ser outro: a cidade tem um novo milionário, pois das oito apostas premiadas pela Quina de São João, uma é dessa cidade, e o sortudo embolsou mais de R$ 25,6 milhões.

Feriado desta terça - Nesta terça-feira (29), Dia de São Pedro, considerado um dos santos mais importantes da Igreja Católica, haverá suspensão das atividades empresariais e dos serviços públicos em diversas cidades do Maranhão porque é feriado municipal. Em São Luís, por conta de acordo trabalhista, o comércio poderá funcionar das 08h às 18h (lojas de rua) e das 10h às 22h (shopping centers), mas em obediência ao que diz decretos estaduais. As lojas que abrirem pagarão hora extra com acréscimo de 100%, além de gratificação de R$ 40,00 aos empregados.

Posse no Sindbebidas - O empresário Jorge Oliveira Fortes foi reeleito, sexta-feira (25), presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Maranhão (Sindibebidas-MA) para o triênio 2021/2023. A eleição foi por unanimidade e os membros da chapa única foram empossado em solenidade que contou com as presenças, dentre outros, do presidente da Fiema, Edilson Baldez, e dos diretores Celso Gonçalo e Ana Rute Mendonça, bem como dos superintendentes do Sesi, Diogo Lima, e Fiema, Cesar Miranda.

Nenhum comentário: