12 de jul. de 2021

CPI dos Combustíveis investiga, investiga, investiga... e conclui que não existe cartel dos postos de gasolina

GIRO ECONÔMICO

Os empresários do setor de combustíveis comemoraram o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada pela Assembleia Legislativa para apurar suposta formação de cartel no setor, pois, mais uma vez ficou configurado que esse tipo de prática não se adota no Maranhão, ou seja, é a margem de lucro e a liberdade do mercado que determinam os preços, podendo em algumas situações ficarem muito próximos uns de outros devido à proximidade entre postos, ou seja, a concorrência obriga alguns a seguirem o preço do vizinho.

Para alguns desses empresários, se tivessem investigado mais o setor público, em todas as esferas (federal, estadual e municipais), os deputados iriam compreender melhor a complexidade desse segmento.

Esta não é a primeira tentativa do parlamentar de investigar as empresas revendedoras de gasolina e a expctativa que fica é que nas próximas tentativas de se fazer algo semelhante alguém lembre dos insucessos das vezes anteriores.

Fornecedores do Senac - Empresários fornecedores de produtos dos ramos de armarinho; artes; beleza; material de expediente; gêneros alimentícios; higiene pessoal; informática; limpeza; moda; saúde e outros, que estiverem interessados em ampliar sua carteira de clientes podem recorrer ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que está selecionando vendedores desses produtos para atender suas atividades em Educação Profissional desenvolvidas em diversas cidades do Maranhão.

Agropecuária - A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (14), audiência pública para discutir o Projeto de Lei 1293/21, do Poder Executivo, que substitui a legislação atual de defesa sanitária por um novo modelo de fiscalização agropecuária baseado em programas de autocontrole executados pelos próprios agentes regulados (produtores agropecuários e indústria). A audiência foi solicitada pelo deputado Jose Mario Schreiner (DEM-GO)

Graduação e pós - O Santander coloca à disposição de universitários da área de saúde o Financiamento Graduação Saúde. Podem procurar o banco alunas e alunos de todo o país dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem, odontologia, zootecnia, veterinária, biomedicina, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. O financiamento é feito também para pós de todas as áreas.

Sucessão no TCE - O conselheiro Nonato Lago participa nesta quarta-feira (14) da última sessão plenária como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). Após cumprimento da pauta, ele fará o discurso de despedida e passará o comando ao vice, Washington Oliveira. Nonato permanece na instituição até o mês de setembro, quando atinge 75 anos e será obrigado a ir para a aposentadoria compulsória. Até lá, um novo vice será escolhido para preencher a vaga aberta por Washington.

Loja da BRK - Fechada desde março de 2020, a loja da BRK Ambiental em São José de Ribamar, empresa responsável pelos serviços de água e gosto neste município e em Paço do Lumiar, foi reaberta nesta segunda-feira (12). Com o extenso tempo fechada, para evitar aglomerações que pudessem agravar a crise da Covid-19, o prédio teve parte de sua estrutura comprometida e por isso houve uma reforma a fim de melhorar a disposição física do espaço e receber de maneira mais confortável os nossos clientes.

Nenhum comentário: